Itália se prepara para chegada de frente polar no fim de semana

09/02/2012 06:19

A- A+

EFE

compartilhar:

A Itália se prepara para enfrentar a nova onda de frio polar que voltará a atingir o país neste fim de semana, algumas regiões pediram reforço do Exército para evitar o isolamento como ocorreu na última tempestade de neve.

Mais unidades do Exército chegarão nesta quinta-feira a Avellino, depois do pedido do de intervenção militar diante das próximas previsões meteorológicas feito pelo delegado do Governo da província da região da Campânia, Ennio Blasco.

Na nevada passada dezenas de localidades como Zungoli, Lacedonia, Bisaccia, Nusco, Villanova del Battista, Pietrastornina, Sant'Andrea di Conza ficaram incomunicáveis e teme-se que as novas precipitações piorem a situação.

O Exército continua na região de Abruzzos, uma das mais afetadas pelas nevadas, removendo a neve para abrir passagem às regiões que estão isoladas.

Depois que a onda de frio causou importantes danos e, ao menos, 40 vítimas, as Prefeituras se preparam com máquinas para remover a neve e toneladas de sal para jogar sobre estradas e calçadas.

Em Roma, após a polêmica pela falta de prevenção, o prefeito da capital, Gianni Alemanno, ordenou a colocação de correntes nos veículos até a manhã de sábado e a formação de equipes divididas por regiões para coordenar possíveis emergências. Ainda distribuíram 5 mil pás para a população das localidades menores.

A Promotoria de Roma abriu uma investigação para avaliar a atuação na capital durante o último fim de semana, quando a cidade ficou completamente bloqueada pela neve, com dezenas de carros presos nas estradas e a total ausência de meios de transporte.

Conforme o mais recente boletim meteorológico da Defesa Civil, 'a partir de sexta-feira chegará uma nova onda de frio ártico que deve piorar as condições em grande parte do território, com os primeiros efeitos no norte e a rápida expansão durante o dia para o centro-sul'.

O site da companhia de estradas italianas, Autostrade, alerta para intensas nevadas entre sexta e sábado em regiões centro-orientais do país, e adverte que poderá haver a paralisação do transporte de caminhões.

Primeira Edição © 2011