Hemoal encerra Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval nesta sexta

09/02/2012 12:32

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), visando formar um estoque estratégico para a demanda do Carnaval, será encerrada às 18 horas desta sexta-feira (10). Para se candidatar à doação, é necessário comparecer à sede do órgão, localizada no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, ou à Unidade Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, das 8h às 11 horas.

Cada doador irá receber uma camisa, que é passaporte para participar do Bloco Hemovida, cuja concentração acontece às 19 horas desta sexta-feira (10), em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá. Durante o evento, que será animado pela orquestra Pega Fogo, de Santa Luzia do Norte, será ressaltada a importância da doação de sangue, que não se fabrica artificialmente e pode salvar até quatro vidas.

“Esperamos que os alagoanos que ainda não se candidataram à doação de sangue possam comparecer ao Hemoal Trapiche ou Farol. Antes de cair na folia ou de viajar, é importante praticar um gesto solidário, que na verdade representa uma ação de prevenção, pois cada um de nós pode vir a necessitar de uma transfusão emergencial de sangue”, salientou a diretora do órgão, Verônica Guedes.

Como doar - Para recepcionar os doadores, a direção do Hemoal ampliou a equipe de captação de doadores de sangue, que estará de prontidão das 7h às 18h. Além da camisa da campanha, que é passaporte para o Bloco Hemovida, os voluntários irão receber um lanche especial e material informativo.

Os candidatos à doação devem ter idade entre 16 e 67 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Primeira Edição © 2011