Grevistas promoveram terror para inviabilizar carnaval, mostram gravações

Líderes do movimento grevista da PM na Bahia e policiais no Rio acertavam atos de vandalismo e articulavam greves em outros Estados

09/02/2012 05:30

A- A+

iG

compartilhar:

Em conversa gravada entre líderes do movimento grevista da Polícia Militar na Bahia e policiais do Rio de Janeiro, exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta quarta-feira (8), foram revelados acertos para a realização de ações de vandalismo em Salvador e a ameaças de cancelar o Carnaval.

Além disso, outras gravações, também divulgadas pelo telejornal, indicaram articulações para a realização de greves em outros Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Durante uma gravação, um cabo do Corpo de Bombeiros é orientado por uma mulher para que grevistas da Bahia não fechem acordo com o governo para que a greve no Rio não perca força.

Em uma das conversas o presidente de uma associação que reúne bombeiros e policiais baianos, Marco Prisco, filiado ao PSDB, combina uma ação de vandalismo.

Prisco pede para que uma rodovia federal seja fechada. Do outro lado da linha, um homem diz que vai queimar duas carretas na estrada Rio-Bahia. O líder grevista nega as acusações.

Leia o trecho:

Prisco: Alô, oi. Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... Tou lhe pedindo pelo Amor de Deus, desce todo mundo para cá...

Homem: Agora?

Prisco: Agora, agora. Embarque...

Homem: Eu vou queimar viatura... Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia que não vai dar tempo...

Prisco: fecha a BR aí meu irmão. Fecha a BR.

Em outra conversa, o cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Benevuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista da corporação no ano passado, fala sobre a votação da PEC 300, que estabelece piso nacional para os policiais, e deixa claro que o objetivo é estender a greve de policiais militares e bombeiros ao Rio de Janeiro, São Paulo e outros Estados para prejudicar o Carnaval.

Leia o techo:

Dacilolo: Pergunta ao senhor que é pessoa importantíssima a respeito da nossa PEC...pergunto: qual é a verdadeira possibilidade de nós conseguirmos passarmos em segundo turno na semana que vem? Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter Carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros Estados também. Nós acreditamos que, se tivesse uma resposta do governo, assinalando numa possibilidade de votação no segundo turno da PEC, acalmaria muito, muito o que está acontecendo na Federação.

Em outro telefonema, Daciolo recebe a orientação de uma mulher para que o movimento grevista baiano não feche acordo com o governo, o que poderia enfraquecer uma possível greve no Rio de Janeiro.

Leia o trecho:

Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio...
Daciolo: Tudo bem, tudo bem... sabe o que vou fazer agora??? Ligue para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.

Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho...se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação...

Primeira Edição © 2011