Eletrobrás e Casal montam esquema para não decepcionar no Carnaval

Será dada atenção especial às cidades mais procuradas pelos foliões

09/02/2012 09:00

A- A+

Redação

compartilhar:

A Eletrobrás e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vão montar um esquema especial de trabalho para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e água durante os festejos de carnaval. A atenção maior será dada às cidades balneárias, que concentram maior número de foliões.

A partir do próximo dia 18, a Casal vai mobilizar mais de 100 pessoas, entre engenheiros, técnicos, supervisores, mecânicos, eletricistas, encanadores, auxiliares operacionais, motoristas e outros profissionais para reforçar a estrutura de manutenção e atendimento às demandas e água e esgoto.

A operação, que se estenderá até o dia 22, também vai contar com dois caminhões para manutenção de redes coletoras de esgoto, um caminhão-valetador, uma retroescavadeira, um carro-pipa e um compressor, além de grupos geradores. A atenção maior será dada às cidades de Barra de São Miguel, no litoral sul do Estado, Paripueira, Maragogi e Japaratinga, no litoral norte. Nessas cidades, as unidades elevatórias foram revisadas para dar maior segurança ao abastecimento de água.

Geradores na Barra
Na Barra de São Miguel, onde a população geralmente triplica em época de carnaval, a companhia vai instalar grupos geradores, tanto na captação quanto na estação de tratamento de água (ETA), para suprir eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Atendimento às ocorrências
De acordo com o coordenador geral da Operação Carnaval, engenheiro Jorge Briseno, as equipes da Casal estarão prontas para atender às ocorrências relacionadas a água e esgoto em qualquer hora do dia ou da noite, inclusive na capital, Maceió.

Todas as Unidades de Negócio da companhia (UN Leste, UN Agreste, UN Serrana, UN Sertão e UN Bacia Leiteira, no interior, e as UNs Farol, Jaraguá e Benedito Bentes, na capital) disporão de equipes técnicas de plantão. "A população poderá nos ajudar comunicando casos de vazamentos, queda de pressão na rede de distribuição de água e outras ocorrências que possam comprometer o abastecimento", afirmou Briseno.

Contatos
Para facilitar o contato com as equipes de plantão nas cidades de maior afluência de turistas de Alagoas, a Casal disponibilizou os seguintes telefones:

Maceió - 0800 082 0195, 8883-7629 (gerente)
Barra de São Miguel - (82) 3272-1409, 8883-7690 (plantão geral), 8883-7703 (coordenador de produção) e 8883-7684 (gerente).
Paripueira - (82) 3293-1409, 8883-7690 (plantão geral), 8883-7703 (coordenador de produção) e 8883-7684 (gerente).
Maragogi/Japaratinga - (82) 3296-1209, 8883-7690 (plantão geral), 8883-7703 (coordenador de produção) e 8883-7684 (gerente).

Energia durante os festejos
Na Região Norte, a Eletrobras substituiu 22 transformadores, executou cinco divisões de área (ampliação de carga dos transformadores), fez a poda de 1200 árvores, providenciou a lavagem de rede e várias outras medidas técnicas que dão mais confiabilidade ao sistema. Só na subestação de Maragogi, a capacidade foi ampliada em 100%, o que atenderá com folga a demanda da região.

Como novidade, para o litoral sul, está prevista a instalação de uma subestação móvel em Marechal Deodoro, que será acionada em casos de defeitos na subestação desse município. O equipamento é uma ferramenta emergencial, que reduz o tempo de resposta, sem que haja ônus aos foliões e aos municípios.

Um regime de plantão está sendo organizado para garantir o atendimento durante toda a festa. É uma verdadeira operação com táticas e seus objetivos traçados. “Estamos trabalhando com cidades que crescem assustadoramente neste período do ano. É com este espírito que vamos agir na tentativa de oferecer energia de qualidade a todos os consumidores da região”, disse o diretor de Operação, Vladimir de Abreu.

 

Com assessorias.
 

Primeira Edição © 2011