Defensoria Pública cobra acordo com o Município de Maceió

O documento pede que a situação seja solucionada rapidamente, evitando que os pacientes cheguem ao óbito

09/02/2012 15:38

A- A+

Defensoria Pública

compartilhar:

Os leucêmicos alagoanos não estão recebendo o tratamento adequado em virtude do não custeio dos exames feito pelo Município de Maceió, desde outubro do ano passado. Essas informações foram repassadas por ofício enviado pela Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos (Apala) à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), no dia de hoje (9). O documento pede que a situação seja solucionada rapidamente, evitando que os pacientes cheguem ao óbito.

De acordo com a presidente da Apala, Rozenita Gomes Fernandes, o diagnóstico e o tratamento adequado desses pacientes – em geral, crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia -, são imprescindíveis a realização dos exames Imunofenotipagem, Imunohistoquímico, Citogenética e Cariótipo, que não estão sendo realizados desde outubro de 2011, pois a Secretaria Municipal de Saúde não está cumprindo o acordo realizado com a Defensoria Pública.

“O município de Maceió está desrespeitando o que acordou com a Defensoria, no mês de março de 2011. A DPE/AL, através do Núcleo de Direitos Difusos, Coletivos e Humanos juntamente com o Núcleo da Saúde, irá ajuizar uma Ação Civil Pública a fim de obrigar o prefeito e o secretário municipal da saúde a fornecerem um adequado tratamento a estes cidadãos e cumprirem o que foi acordado no dia 1º de Março do ano passado”, disse o Defensor Público, Ricardo Melro.

Atualmente, a Apala possui 420 usuários cadastrados.

Primeira Edição © 2011