Semarh apresenta Projeto Coleta Óleo e vira ponto de coleta

População de Maceió descarta em média 468 mil litros de óleo por mês, dos quais menos de 30% tem a destinação correta.

08/02/2012 09:53

A- A+

Redação

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta quarta-feira (8), o projeto Coleta Óleo. A sede da Secretaria, agora, é ponto de coleta de óleo, que deve ser levado em garrafas pet.

“Você sabia que 1 litro de óleo de fritura descartado no ralo da cozinha é capaz de contaminar um milhão de litros de água potável?”. Dados do IBGE e de Instituições de Planejamento indicam que a população de Maceió descarta em média 468 mil litros de óleo por mês, dos quais menos de 30% tem a destinação correta. O restante do óleo desce pelos ralos.

Divulgação

O secretário Ivã Vilela participou da apresentação e ressaltou importância do projeto e da preservação do meio ambiente. “Com certeza vou levar este projeto a todos os lugares em que eu for”, ressaltou o secretário.

“O óleo, quando jogado nos ralos das pias, causa graves entupimentos em canos e acarreta a diminuição da vida útil de bombas e outros equipamentos hidráulicos. Uma vez no esgoto, o óleo se dissipa na superfície da água formando uma camada que impede a oxigenação dela e a passagem de luz solar, degradando a cadeia alimentar aquática”, disse a servidora da Semarh/AL, Eva Moraes.

Além de tentar minimizar o impacto do descarte incorreto de óleo no meio ambiente, o Projeto ainda pretende proporcionar a inclusão social de catadores de materiais recicláveis, que vão aos pontos de coleta transportar o óleo para as cooperativas.

A Semarh trabalhará em parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater II (Coopvila). Esse óleo é vendido, então, à Pratense Química Industrial Ltda., que utilizará o material recolhido para fabricação de Biodiesel.

O Projeto Coleta Óleo é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com Semarh, Pratense, cooperativas de catadores de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente (IMA), SEBRAE, SENAI, SESC, SENAC, SESI e diversas outras entidades e empresas.
 

*Com Assessoria

Primeira Edição © 2011