Programa Municipal de DST/Aids reforça ações durante todo o carnaval

Este ano o Bloco do Prazer desfila com o tema “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, enfocando a prevenção com o uso constante da camisinha para a população jovem

08/02/2012 14:23

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará reforçando suas ações neste carnaval. Além de garantir um acréscimo de 50% na cota de preservativos disponibilizados pelas unidades de saúde e estimular a intensificação de ações preventivas na rede de atenção básica de saúde, a coordenação do programa leva mais uma vez a mensagem de prevenção às prévias carnavalescas da capital alagoana, desfilando a alegria e solidariedade do Bloco do Prazer, na próxima sexta-feira (10), pelas ruas de Jaraguá.

“Mensalmente, Maceió disponibiliza para a população em geral 200 mil unidades de preservativos masculinos. No período carnavalesco, porém, esta distribuição aumenta não só para as unidades, mas também para ONGs e instituições parceiras desse trabalho, que também se utiliza do caráter lúdico da festa para despertar a consciência da população em relação ao uso da camisinha como estratégia para a redução da transmissão do vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa de DST/Aids, Sandra Gomes.

Este ano o Bloco do Prazer desfila com o tema “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, enfocando a prevenção com o uso constante da camisinha para a população jovem – hetero e homossexual – faixa etária na qual os números de novos casos de Aids têm aumentado de forma significativa. Os dados do município registram, de 1986 a 2011, 2.461 casos diagnosticados. Só em 2011, foram 161 casos (105 homens e 56 mulheres), com 52 óbitos.

Sandra lembra que para participar do bloco, basta apenas o folião levar uma lata de leite NAN 1 ou Nestogeno 1 (de 400g, com validade mínima de 6 meses) para garantir a retirada do kit, que contém duas camisetas. Os kits estão disponíveis para troca até o dia 10/02 - das 8h30 às 13h30, na recepção da sede da SMS e das 8h às 20h, no Balcão da Prevenção, instalado no Hiper Bompreço da Rua Buarque de Macedo, no Centro. Todo o leite arrecadado será doado para crianças expostas ao vírus HIV, atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do Bloco I do PAM Salgadinho, que não podem ser amamentadas

O acesso a preservativos; as orientações técnicas de prevenção às DSTs e Aids e o material educativo também serão disponibilizados à população durante o desfile dos blocos Pinto da Madrugada e Pecinhas de Maceió, no sábado (11), no Balcão da Prevenção, que ficará instalado na Ponta Verde, em frente à Barraca Lopana. Durante o carnaval, o Programa terá a distribuição de preservativos garantida pelas unidades móveis de saúde que estarão de plantão nos pólos carnavalescos da cidade.  

Primeira Edição © 2011