Joel Santana devolve alegria ao Flamengo e conquista jogadores

Técnico Joel Santana comanda o primeiro treinamento em seu retorno ao Flamengo

08/02/2012 05:00

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

A aposta da diretoria por um treinador com perfil conciliador era tudo que o Flamengo precisava após a tumultuada relação entre Vanderlei Luxemburgo e jogadores que acabou gerando a demissão do ex-técnico. E Joel Santana, apesar do pouquíssimo tempo de trabalho, vai cumprindo seu objetivo fora de campo. Com seu jeito "romântico", o novo comandante devolveu a alegria ao ambiente rubro-negro.

O semblante fechado de todo o início de temporada foi trocado por sorrisos espontâneos. O silêncio durante os treinos deu lugar às conversas e brincadeiras. E assim, aos poucos, Joel vai conduzindo seu trabalho com o tradicional jeito extrovertido.

"Conheço o Joel de 2005, mas ele agora está mais romântico. E também com uma facilidade muito maior de conduzir o grupo. Em muito pouco tempo, ele já ganhou o grupo. Estamos conseguindo ter uma harmonia muito grande, uma alegria que infelizmente não estava acontecendo no primeiro mês da temporada, mas isso sem esquecer a seriedade do trabalho. Vai fazer muita gente dar risadas, mas também é competente o suficiente para conquistar bons resultados dentro de campo", destacou o meia Renato Abreu, acrescentando.

"Precisávamos desta sintonia fora de campo. Era justamente o que faltava. Além disso, toda mudança gera uma motivação natural. Todo mundo quer mostrar serviço. Isso mexe com todo mundo, deixa o ambiente alto astral, e agora temos que transferir isto para dentro do campo. A postura tem que ser a mesma daquela partida com o Potosí, com muita motivação e alegria", completou o jogador.

A mudança com Joel Santana, no entanto, deverá ficar restrita ao lado de fora do campo. Pelo menos neste início de trabalho. Na última terça-feira, durante o treino tático realizado no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste da cidade do Rio, o treinador repetiu a formação utilizada por Luxa nos últimos jogos.

Com exceção de Willians, que foi expulso na última partida do Campeonato Carioca, e Ronaldinho Gaúcho, que não participou da atividade por conta de uma consulta ao oftalmologista, os titulares foram mantidos. Ainda assim, Joel terá que fazer pelo menos duas mudanças no time nos próximos jogos, com as entradas de Vagner Love e do zagueiro Marcos González, que ainda aguardam suas respectivas liberações.

Enquanto isso, o Natalino escalará o time com Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Maldonado (Airton), Luiz Antônio, Renato Abreu e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Deivid. Esta será a formação titular para a partida de estreia do novo treinador, nesta quinta-feira, contra o Madureira, às 19h30, no Engenhão, pela quinta rodada do grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Primeira Edição © 2011