IMA inicia colocação de bóias de sinalização nas piscinas naturais da Pajuçara

Material serve para fudeio sem impacto ambiental das embarcações que fazem o passeio às piscinas da Pajuçara

08/02/2012 07:14

A- A+

Redação

compartilhar:

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), iniciou uma ação, na manhã desta quarta-feira (8), para colocação das cordas e bóias de sinalização das poitas para fundeio das embarcações que fazem o passeio às piscinas naturais da Pajuçara.

A maré baixa desta quarta-feira viabilizou o trabalho da equipe do IMA. A atividade de sinalização na Piscina Natural da Pajuçara, organizada pelo Conselho Gestor da Piscina Natural,foi decidida durante a reunião ordinária que aconteceu dia 5 de janeiro, quando os representantes do IMA alertaram para possíveis crimes ambientais que poderiam ocorrer caso a ação não acontecesse.

Segundo o IMA, a falta da sinalização poderia servir como justificativa para as embarcações serem presas aos recifes o que causaria grande impacto ambiental nas piscinas. As poitas são objetos pesados, nesse caso feitos de concreto, colocados em locais adequados – onde não há corais, e servem para amarrar as embarcações. Serão colocadas cordas interligando elas e as bóias serviram para indicação de localização.

DivulgaçãoAção no Aeroporto em Paralelo

Nesta mesma manhã, a equipe do Programa Estadual do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA, está no aeroporto realizando um trabalho de conscientização dos turistas que chegam à Maceió.

O IMA esta colocando material de divulgação sobre o projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais. Esse material orienta o turista de que organismos como estrelas, conchas e corais não podem ser coletados e nem comercializados. Os organismos são protegidos pela Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98. Na ocasião os técnicos do IMA deverão instalar um grande banner e uma caixa transparente com material apreendido durante fiscalizações.

Arquivo PE/Felipe AraújoAlém disso, segundo Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, foram recebidas denúncias de que locais de grande circulação de visitantes estariam comercializando organismos marinhos protegidos pela Lei. “Vamos fazer fiscalizações de surpresa para inibir a prática e orientar comerciantes que eles podem ser punidos por crime ambiental”, disse. 

 

*Com Assessoria

 

Veja Matérias Relacionadas:

IMA remarca colocação de bóias de sinalização em piscinas naturais da Pajuçara

Piscina natural da Pajuçara receberá sinalização para área de fundeio das embarcações

 

Turistas recebem projeto de conscientização ambiental na piscina natural da Pajuçara

Primeira Edição © 2011