Comitiva interministerial define ações para combater o crack em Alagoas

Em reunião com governador, integrantes da comitiva falaram sobre os palnos de combate e repreensão à droga

08/02/2012 14:33

A- A+

Redação com Agência Alagoas

compartilhar:

A comitiva interministerial chegou a Alagoas na terça-feira (7), para iniciar os trabalhos de adesão de Alagoas no programa “Crack, é possível vencer” no combate do uso e tráfico de drogas, do Governo Federal. Em reunião com o Governador Teotônio Vilela Filho, foi exposto o plano que será implantado no Estado.

Fazem parte da comitiva o Ministério de Justiça, Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Alagoas é um dos primeiros a aderir ao pacto contra a droga. O programa será implantado em março e irá atuar em três frentes de combate ao uso do crack: prevenção, acolhimento e tratamento de dependentes químicos e repressão aos traficantes.

“Neste primeiro momento, vamos fazer uma reunião para a apresentação do programa, conhecer a realidade de Alagoas, para que, ao final, possamos estabelecer um cronograma”, ressaltou Regina Miki, secretária Nacional de Segurança Pública, do Ministério de Justiça.

O governador comemorou a escolha de Alagoas como um dos estados que vão implantar a política antidrogas do Governo Federal. “Alagoas precisa muito disso, nós precisamos criar uma ação permanente para vencer o crack. Nós precisamos fazer mais e precisamos do Governo Federal para isso. Temos humildade para sermos criticados, ajudados, monitorados, só não podemos enfrentar sozinhos essa batalha”, disse.

Segundo o governador, 28 comunidades terapêuticas no estado atende 800 dependentes químicos e mais de 5 mil esperam por atendimento.

A comitiva visitou nesta quarta-feira (8) Hospital Portugal Ramalho, consultório de rua no terminal do mercado, Centro de Atenção Psicossocial AD (CAPS) e o Hospital Geral de Rio Largo. A comitiva retorna para a Brasília, ainda nesta quarta, fazendo uma reunião interministerial na sexta (9), para avaliar o trabalho realizado em Alagoas.

Primeira Edição © 2011