Presidente das Maldivas apresenta renúncia após golpe de Estado

07/02/2012 06:08

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, anunciou nesta terça-feira sua renúncia depois de um golpe de Estado perpetrado por elementos da Polícia.

Nasheed fez o anúncio em entrevista coletiva transmitida ao vivo pouco depois de um porta-voz presidencial ter reconhecido ao site de notícias local 'Minivan' que os insurrectos haviam tomado a sede da televisão pública na capital do país, Male.

Pouco antes, o escritório presidencial emitira um comunicado pedindo que a população mantivesse a calma, uma vez que o 'presidente trabalhava com as outras instituições para assegurar a paz e a estabilidade' na capital.

Um porta-voz do opositor Partido Progressista, Mohammed Hussein Sharif, precisou à Efe que o vice-presidente do país, Mohammed Wahid, assumirá o cargo de presidente do país, imerso na confusão e com crescentes protestos nas ruas de Male.

As manifestações começaram há três semanas, após a detenção, a pedido do Governo, de um destacado membro do Poder Judiciário.

Nasheed foi eleito presidente em outubro de 2008 nas primeiras eleições multipartidárias do país, colocando fim a três décadas do Governo autocrático de Maumoon Abdul Gayoom.

As primeiras eleições parlamentares aconteceram um ano depois, e o Partido de Nasheed foi o mais votado, apesar de o opositor Dhivehi Rayyithunge Party (DRP) ter conquistado o maior número de cadeiras.

Primeira Edição © 2011