Para ONU, 24% dos trabalhadores pobres do mundo são jovens

07/02/2012 05:36

A- A+

Terra

compartilhar:

Relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas indica que 24% dos trabalhadores pobres do mundo ¿ 152 milhões de pessoas - são jovens.

Dos trabalhadores "não pobres", aqueles que ganham US$ 1,25 por dia, 18,6% são jovens. De acordo com o documento, com menor crescimento da economia global, a juventude tem enfrentado dificuldade para conseguir uma vaga de trabalho.

Entre os que estão empregados, muitos relataram enfrentar longa jornada de trabalho, instabilidade, poucas oportunidades para avançar na carreira, não ter benefícios de saúde e trabalhar na informalidade. Por isso, não conquistam a independência financeira e nem conseguem complementar a renda familiar. Outros disseram que sequer conseguem emprego de meio período para custear os gastos com os estudos.

O documento também apontou o problema do desemprego da população jovem no Oriente Médio e na África. Em 2010, o porcentual de jovens sem trabalho nessas duas regiões era 25,5% no Oriente Médio e 23,8% no norte da África.

O relatório informa ainda que os jovens apostam na tecnologia da informação e no desenvolvimento sustentável (empregos verdes) como áreas que podem oferecer uma melhor condição de trabalho nos próximos anos.

Primeira Edição © 2011