Neymar bate Messi e se aproxima de R9 e Romário na marca de 100 gols

Craque do Santos chegou ao centésimo com 20 anos, enquanto argentino tinha 22. Fenômeno e Baixinho estavam com 19 cada. Pelé fez 100 aos 17

07/02/2012 05:23

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Há quem considere absurda a comparação entre Neymar e Messi. Mas se no atual momento existe uma grande distância entre o futebol do santista e do argentino eleito por três vezes consecutivas o melhor jogador do mundo, a trajetória da joia chega a superar a do rival no quesito gols.

Ao balançar as redes pela centésima vez no clássico contra o Palmeiras, no último domingo, com exatos 20 anos, Neymar provou que é mais precoce do que Messi, autor da mesma façanha com 22 anos.

Por pouco tempo, Neymar não superou outros dois ídolos do futebol mundial: Ronaldo e Romário. O Fenômeno, hoje empresário e gerente da imagem do próprio santista, fez o centésimo com 19 anos e quatro meses, enquanto o Baixinho demorou 19 anos e 11 meses para chegar ao gol de número 100.

Maior jogador de todos os tempos, Pelé prova até nesse quesito por que está acima de qualquer comparação. Antes mesmo da maioridade, o Rei já contabilizava 100 gols, com 17 anos e nove meses de vida. A difença para Neymar, porém, é que o Atleta do Século estreou no profissional com 15 anos, enquanto a joia tinha 17.

Assim como o santista, Messi também fez a esmagadora maioria dos primeiros 100 gols pelo seu clube, o Barcelona. Foram 84 pelo time catalão, oito pela Seleção Argentina principal e mais oito pela de base (veja abaixo).


Além do tempo menor, outro diferencial de Neymar em relação ao argentino é na beleza dos gols. As inúmeras jogadas do craque santista foram tantas que, na segunda vez em que foi indicado ao Prêmio Puskás, de gol mais bonito da temporada, a joia levou o troféu, concorrendo com o próprio Messi.

A obra-prima contra o Flamengo, na derrota por 5 a 4 na Vila Belmiro, no dia 27 de julho de 2011, lhe rendeu a honraria. Em 2010, o golaço marcado contra o Santo André, no dia 4 de fevereiro, perdeu para o de Altintop, pela Turquia.

Se hoje Neymar está muito longe de Messi, os números do garoto de 20 anos provam que ele tem potencial para, quem sabe, igualar o argentino.

Primeira Edição © 2011