Jequiá da Praia ganha Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Os trabalhos da pasta já foram iniciados através do secretário Mateus Gonzalez

07/02/2012 09:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população de Jequiá da Praia, a 68 km de Maceió, levou o prefeito da cidade, Marcelo Beltrão, a criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os trabalhos da pasta já foram iniciados e, em breve, a população poderá contar com uma cidade ainda mais limpa e arborizada.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mateus Gonzalez, um levantamento das áreas passíveis de serem arborizadas já está sendo feito e deve ser concluído nas próximas semanas.

Mas esse é apenas um dos projetos a serem executados pela pasta. Um programa de educação ambiental também será realizado no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Segundo Mateus, é comum a prática do fogo na cidade, ação que traz danos não só para o meio ambiente, mas também para a saúde da própria população, que fica mais vulnerável a doenças respiratórias.

“Vamos conscientizar os moradores da cidade para que eles ajudem a cuidar do meio ambiente e evitem ações que possam causar danos ao mesmo. Para isso, estamos planejando uma série de atividades educativas”, destaca do secretário.

Depois que o trabalho de educação ambiental tiver sido feito e a população estiver consciente do seu papel diante do meio ambiente, será iniciada a fase de fiscalização. “Antes de fiscalizar vamos ter que informar. Em breve, teremos uma cidade ainda mais bonita e com um melhor aproveitamento dos seus recursos naturais”, ressalta Mateus Gonzalez.

Um projeto para fazer o zoneamento ambiental do município também está em fase de estruturação. Por meio dele, por exemplo, será possível identificar as áreas de remanescentes florestais ainda existentes em Jequiá da Praia. Conhecendo os tipos e quantidade de vegetação que resistiu à ação do homem, ficará mais fácil preservá-la.

De acordo com secretário, outra preocupação do prefeito é o desenvolvimento sustentável do turismo, o que ressalta ainda mais a importância de um planejamento consciente e sustentável. “O município de Jequiá da Praia está cercado de atrativos naturais de grande potencial para o turismo, porém com um elevado grau de fragilidade, como é o caso da Reserva Extrativista de Jequiá”, afirma Mateus. 

Primeira Edição © 2011