Educação vai publicar edital para contratação de educadores

Secretaria prevê a contratação de 3.500 educadores que atuarão como alfabetizadores

07/02/2012 04:06

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai lançar nos próximos meses um edital para seleção de educadores para mais uma etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A meta da SEE é que, em 2012, 80 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa em Alagoas. Desde 2003, o PBA já alfabetizou mais de 100 mil pessoas no Estado.

Para alcançar esta meta, a Secretaria prevê a contratação de 3.500 educadores que atuarão como alfabetizadores, coordenadores e intérpretes de libras durante um período de oito meses. As aulas terão duração de três horas e serão ministradas em associações ou espaços ociosos que possam ser utilizados como salas de aula.

Antes de começar a trabalhar, os voluntários selecionados passarão por uma capacitação de 40 horas, a qual será ministrada por uma empresa de formação de educadores que será contratada por meio de licitação. Depois que começarem a exercer suas atividades, os educadores continuarão a receber qualificação, com aulas uma vez por mês com duração de oito horas.

O PBA é um programa federal desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e atende pessoas não alfabetizadas a partir dos 15 anos de idade. Para a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Silveira, o programa funciona como uma força-tarefa.

“O programa não só ensina a ler e escrever, mas encaminha o aluno para uma continuação de seu aprendizado nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, diz Maria do Carmo. A superintendente informa que a SEE deverá criar uma comissão de monitoramento e acompanhamento das aulas e dos alunos para evitar evasões.

Primeira Edição © 2011