Câmara promulga lei que proíbe cobrança de caução em hospitais

Matéria é de autoria do presidente da Casa, Galba Novaes, e entra em vigor a partir de hoje

07/02/2012 11:53

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Os maceioenses agora poderão comemorar mais uma conquista para a saúde pública da capital, isto porque o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novaes (PRB), promulgou, nessa segunda-feira (6), a lei de número 6.110/2012 que proíbe a cobrança de caução ou depósito de qualquer natureza em hospitais da rede privada, para possibilitar a internação de pacientes em situação de urgência e emergência. A ação do Legislativo municipal foi divulgada nesta manhã de terça-feira (7), no Diário Oficial do Município, o que faz com que a nova lei, de autoria de Novaes, entre em vigor a partir de hoje.

De acordo com o texto da matéria, caso fique comprovado o pagamento da caução, o hospital será obrigado a devolver o valor cobrado em dobro ao paciente. O texto ainda explica as punições às unidades de saúde que violarem a lei, que variam desde uma multa no valor de mil reais, até o descredenciamento do hospital ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda a cassação do alvará de funcionamento, concedido pela prefeitura de Maceió.

“É um absurdo permitir que diante de um momento tão difícil e delicado o hospital ainda cobre até vinte mil reais do paciente para que este seja internado. Temos que priorizar a vida e preservá-la. Já tomei conhecimento de casos em que o valor referente à caução foi cobrado em espécie” – contou o autor da lei, Galba Novaes.

Ainda conforme o artigo 4 da matéria, competirá à Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) a fiscalização da aplicabilidade da lei. “Além da fiscalização que deverá ser realizada pela SMCCU, a unidade de saúde também deverá fazer a sua parte, fixando a seguinte matéria em locais visíveis do estabelecimento, afim de que este benefício a favor da sociedade seja divulgado” – finalizou o vereador.

Primeira Edição © 2011