Caixa Econômica tem lucro de R$ 5,2 bilhões em 2011

07/02/2012 07:21

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Divulgação

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A Caixa Econômica Federal atingiu lucro de R$ 5,2 bilhões em 2011, com avanço de 37,7% em relação ao exercício de 2010. No último trimestre, o lucro foi de R$ 1,6 bilhão, 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em 2011, o saldo da carteira de crédito apresentou evolução de 42%, totalizando R$ 249,5 bilhões. Somente no último trimestre do ano os saldos foram ampliados em cerca de 10%.

As rendas de prestação de serviços encerraram o ano com R$ 12,6 bilhões, crescimento de 20,7% em comparação ao registrado em 2010, alavancadas pela expansão da base de clientes e das transações bancárias.

Como parceira do Estado brasileiro na execução das políticas públicas, a CAIXA esteve à frente dos principais programas do Governo Federal, como o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Bolsa Família.

No âmbito do PMCMV 2, a CAIXA realizou contratos no total de R$ 32,1 bilhões, que devem beneficiar a aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. No ano, a instituição foi responsável ainda pela distribuição de 312,5 milhões de benefícios sociais ao trabalhador, totalizando R$ 156,2 bilhões. No PAC, o valor dos investimentos contratados relativos a repasses e financiamentos atingiu o volume de R$ 91,4 bilhões.

A CAIXA bateu vários recordes no ano, se consolidando como um dos maiores bancos do país e o maior banco público da América Latina. Os ativos administrados atingiram a marca histórica de R$ 1 trilhão, dos quais R$ 510 bilhões são ativos próprios.

O patrimônio líquido consolidado atingiu R$ 19,6 bilhões em dezembro de 2011, evolução de 26,7% em 12 meses, e obteve retorno de 29,6% no ano. O patrimônio de referência era de R$ 39,5 bilhões, enquanto o Índice de Basiléia alcançou 13,35%, superior aos 11% exigidos pelo Banco Central do Brasil.

Também foi destaque a presença do banco no país, atingindo 100% dos municípios, com 44,6 mil pontos de atendimento.

Carteira de crédito comercial apresenta saldo de R$ 79,3 bilhões

Ao final de 2011, a carteira de crédito comercial da CAIXA apresentava saldo de R$ 79,3 bilhões, evolução de 43% em 12 meses. As operações destinadas às pessoas físicas totalizaram R$ 35 bilhões e às pessoas jurídicas eram de R$ 44,3 bilhões, crescimento de 30% e 55,2%, respectivamente.

A CAIXA mantém como política atuar com as melhores taxas do mercado e, durante o ano, reduziu em diversas oportunidades as suas taxas de juros. Também criou produtos para pessoas jurídicas de diversos portes e simplificou processos de concessão. Para empreendedores formais e informais com faturamento anual de até R$ 120 mil, a CAIXA apoiou a estruturação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, lançado em agosto de 2011.

Estas inovações contribuíram para o avanço das contratações. No ano, os contratos comerciais com pessoas físicas somaram R$ 59,8 bilhões, evolução de 26,8%. Já os realizados com pessoas jurídicas encerraram o período com volume de R$ 65,7 bilhões, 19,3% a mais do que em 2010.

Como apoiadora das empresas brasileiras no comércio internacional, a instituição realizou transações em operações de câmbio e capital de giro para financiamento à produção e apoio ao comércio exterior brasileiro no valor de R$ 4 bilhões, quase o dobro em relação ao realizado no ano anterior.

Saldo de R$ 153 bi na carteira imobiliária

A carteira imobiliária apresentou saldo de R$ 152,9 bilhões em dezembro de 2011, aumento de 41,1% em relação ao registrado no ano anterior. As operações com recursos da poupança somaram R$ 79,3 bilhões e, nas linhas que utilizam os recursos do FGTS, a CAIXA alcançou R$ 73,4 bilhões, crescimentos respectivos de 39,3% e 43,5%.

Foram liberados R$ 80,1 bilhões para habitação, valor 5,5% superior ao contratado em 2010. Os financiamentos tiveram crescimento de 15,7% no total de R$ 67,8 bilhões, dos quais R$ 36,4 bilhões foram realizados com recursos da poupança (SBPE) e R$ 31,3 bilhões com linhas que utilizam o FGTS. Além disso, foram destinados R$ 7,5 bilhões para subsídios e R$ 4,9 bilhões em arrendamentos residenciais e repasses.

As concessões de créditos na CAIXA obedecem a critérios claros e bem definidos com foco na melhoria dos níveis de risco e dos índices de inadimplência da carteira.

Em 2011, mais de 90% das operações de crédito estava concentrada nos ratings de AA até C, e a inadimplência total (atrasos superiores a 90 dias) do crédito na CAIXA manteve-se estável em cerca de 2%. Nos créditos comerciais, o percentual de atraso fechou o exercício de 2011 em 3%, enquanto no imobiliário a inadimplência foi de 1,7%.

CAIXA amplia número de clientes

Até novembro, a empresa alcançou 58 milhões de clientes, entre correntistas e poupadores, um crescimento de 9,6% em relação a dezembro de 2010. No ano, ampliou em 16,4% a quantidade de contas correntes, totalizando 19,1 milhões, das quais 1,3 milhão destinavam-se às pessoas jurídicas e 17,8 milhões às pessoas físicas, sendo 8,7 milhões de contas CAIXA Fácil.

O aumento no número de contas foi acompanhado pela expansão da captação de recursos. Os depósitos totais somaram R$ 259,8 bilhões no final do exercício, crescimento de 20,7% em 12 meses. Destes, R$ 22,9 bilhões eram depósitos à vista.

Saldo da poupança cresce 16,2% e chega a R$ 150 bi

Em dezembro o saldo da poupança era de R$ 150,4 bilhões, o que representava 35,8% de todos os depósitos desse tipo no país e um crescimento de 16,2% em relação ao saldo registrado em dezembro de 2010. A captação líquida da poupança foi destaque no período, com R$ 11,3 bilhões, 80% da captação líquida total do mercado.

No ano, foi reduzida a aplicação inicial dos Certificados de Depósito Bancário (CDB Flex da CAIXA), para R$ 200,00, o que tornou o investimento acessível a um maior número de clientes. Também foi criada a modalidade CDB/RDB Flex Empresarial, mais uma forma de aplicação para pessoas jurídicas.

Estas inovações contribuíram para o crescimento dos depósitos a prazo, 25,7% em 12 meses, alcançando R$ 68,2 bilhões. Os demais depósitos encerraram 2011 com um montante de R$ 18,4 bilhões.

Já as Letras Imobiliárias e Financeiras captaram R$ 8,5 bilhões no ano e apresentaram saldo de R$ 21,1 bilhões ao final do período.

Como o quarto maior administrador de fundos de investimentos do país, segundo a ANBIMA, em dezembro de 2011 a CAIXA administrava um patrimônio de R$ 151,6 bilhões em fundos de rede e exclusivos. Somado às carteiras administradas, FI-FGTS e outros fundos, o patrimônio total administrado chega a R$ 325,1 bilhões, uma expansão de 12% em relação a 2010.

CAIXA amplia rede de atendimento

A CAIXA está presente em 100% dos municípios brasileiros. Para atender a correntistas, empresas e cidadãos, a CAIXA disponibiliza uma rede de 44,6 mil pontos de atendimento, nos quais foram realizadas 4,1 bilhões de transações no ano. São 7,8 mil unidades próprias, entre agências, postos e salas de autoatendimento e 36,8 mil correspondentes, dos quais 11 mil são lotéricos. Os clientes também têm à disposição 15 mil pontos do Banco 24H para realizar saques, consultar saldos e extratos.

A CAIXA também inovou com os atendimentos itinerantes realizados por unidades abrigadas em caminhões, que oferecem serviços bancários de uma agência normal, exceto depósitos. Elas podem ser instaladas em regiões que sofreram calamidades e que necessitam de atendimento bancário emergencial. Além disso, podem funcionar durante feiras, eventos, ações de entrega de unidades habitacionais do PMCMV ou durante ações de pagamentos de benefícios do Governo Federal.

Em 2011, o banco também lançou serviços para facilitar o acesso às transações bancárias. Os clientes pessoa física já podem contratar a cesta de serviços pelo Internet Banking CAIXA. Estão disponíveis no canal as funcionalidades de adesão, escolha e alteração da modalidade de cesta de serviços, da data de débito da tarifa e da conta que deseja obter tarifa diferenciada.

Banco lançou liquidação eletrônica

Para aprimorar a qualidade dos serviços ligados aos depósitos judiciais, a empresa lançou a liquidação eletrônica, composto de depósito e alvará eletrônicos, que interliga os sistemas da CAIXA e dos tribunais, elimina o trâmite de papel para efetivação dos depósitos judiciais, além de oferecer mais conformidade e qualificação dos dados cadastrais, agilidade na comprovação dos depósitos e levantamentos e segurança na emissão de ordens de pagamento.

Outra novidade é o glossário de abreviações e siglas utilizadas no histórico de movimentações dos extratos de conta corrente e poupança, disponível no site da instituição. Também foi criado o Pagamento Eletrônico CAIXA, solução tecnológica desenvolvida para realizar transações de arrecadação de contas, recebimento de valores, venda de créditos pré-pagos e recarga de cartões, online, em tempo real, que dispensa a utilização de qualquer tipo de documento físico.

Lançada no final de junho, a Folha CAIXA Web é uma solução no Internet Banking para cadastramento e gerenciamento do pagamento dos salários de forma mais ágil e fácil, direcionada às empresas com até 150 empregados. O serviço apresenta pacote de benefícios com juros e taxas diferenciadas, tanto para empresas, quanto para empregados.

CAIXA ganha prêmios e reconhecimentos

O Guia Exame de Investimentos Pessoais 2011, publicado pela Revista Exame, premiou a CAIXA pelo oitavo ano consecutivo: em 2º lugar na categoria de Melhor Gestor de Fundos de Varejo e em 3º lugar na categoria Melhor Gestor de Fundos Renda Fixa com Gestão Ativa.

Além disso, 25 fundos da CAIXA foram indicados dentre os melhores no Star Ranking 2011, elaborado pela Standard & Poor’s, agência de classificação de risco, e publicado anualmente na Revista ValorInveste, do Jornal Valor Econômico.

A CAIXA foi considerada a marca mais forte dentre os bancos brasileiros pela pesquisa da IstoÉ Dinheiro, em parceria com a BrandAnalytics/Millward Brown, ficando em 17º lugar na classificação geral, a qual considera empresas de todos os ramos de atividade.

A poupança da CAIXA foi eleita, pelo 10º ano consecutivo, Top of Mind da categoria pelo Instituto DataFolha/2011, com 45% de lembrança da marca.

A empresa foi vencedora do Prêmio Ibero-Americano, na categoria Empresas Públicas – AIAREC. A CAIXA foi considerada o maior banco 100% público da América Latina.

Foi também selecionada como a empresa que mais respeita o consumidor nas categorias banco de varejo, previdência privada e seguros em 2011, pela revista Consumidor Moderno/Grupo Padrão.

Outro reconhecimento foi o Prêmio Época Empresa Verde 2011, em que a CAIXA é reconhecida como uma das empresas com melhores práticas ambientais.

Na área do atendimento ao cliente, o banco recebeu o Prêmio Padrão de Qualidade em Relacionamento Multicanal, na categoria Empresas Públicas/BCX 2011 – Best Customer Experience, da revista Consumidor Moderno e da Consultoria IZO BRASIL. O prêmio reconhece as empresas que melhor agregam tecnologia e eficiência no relacionamento com os clientes. O foco inclui as práticas internas e os melhores produtos e soluções tecnológicas desenvolvidas para falar com os clientes nos diferentes canais. 

Primeira Edição © 2011