Brasileiros tentam recorde na Libertadores

Competição tem início nesta terça-feira

07/02/2012 08:26

A- A+

UOL

compartilhar:

O Brasil dominou a Libertadores dos últimos 10 anos. Neste período, em apenas uma edição não houve presença de um clube nacional nas finais. A dinastia só não se tornou maior devido ao Boca Juniors, especialista em eliminar brasileiros. O time argentino retorna à competição após dois anos.

A fase de grupos começa com seis brasileiros: Corinthians, Vasco, Fluminense, Santos, Internacional e Flamengo. O país pode obter uma nova façanha: jamais houve três representantes do Brasil campeões consecutivamente na Libertadores. O Fluminense enfrenta o Arsenal Sarandí nesta terça-feira, às 22 horas, no Engenhão.

A presença do Boca assusta. O time argentino soma quatro títulos em decisões contra brasileiros, derrotando o Grêmio (2007), Santos (2003), Palmeiras (2000) e Cruzeiro (1977).

Campeão brasileiro, o Corinthians já sentiu o sabor amargo de ficar no meio do caminho em duelo contra o Boca, sendo eliminado nas oitavas em 1991.

O peso de o Corinthians jamais ter conquistado a competição é sentido pelo goleiro Julio Cesar, que vê o elenco mais preparado em comparação ao ano passado, em que foi eliminado diante do Tolima, na fase preliminar.

“Não tem como apagar o que aconteceu, mas já ficou para trás. A gente deixa para os torcedores. Tem tiração de sarro mesmo entre os torcedores, mas a gente nem fala mais nada. Mas estamos muito mais maduros, a base está mais sólida. O Corinthians entra totalmente preparado para a Libertadores”, frisa Julio Cesar.

Santos e Inter são os grandes favoritos nesta chave, que têm adversários sem histórico positivo em Libertadores. Para a competição, os dois clubes brasileiros tiveram como 'reforços' à manutenção de suas estrelas. O time da Vila segurou Neymar, enquanto o Inter manteve D´Alessandro.

Vagner Love é a principal aposta do Flsamengo para a Libertadores. o clube carioca teve poucou tempo para analisar seus adversários da fase de grupos. Os inúmeros problemas internos tomaram conta do cotidiano rubro-negro, que terá Joel Santana novamente no comando técnico.

O Fluminense terá dois argentinos pela frente nesta fase da Libertadores. A base do time carioca foi mantida, e a diretoria trouxe dois importantes reforços: Thiago Neves e Wagner.

O Vasco seguiu a linha dos demais concorrentes brasileiros: segurou suas estrelas. Dedé rejeitou ofertas de fora em ficou em São Januário. O clube trouxe o zagueiro Rodolfo, o lateral Thiago Feltri, o meia Matías Abelairas e o atacante Carlos Tenório.

Campeão brasileiro, o Corinthians tem como maior reforço o meia Douglas, que volta a defender o clube. Assim como o time paulista, os outros três concorrentes da primeira fase têm sonham com uma conquista inédita de Libertadores.
 

Primeira Edição © 2011