Ataques de Obama revelam crença de que Romney será candidato republicano

Após vitória de ex-governador de Massachusetts na primária da Flórida, presidente dos EUA intensifica críticas indiretas

07/02/2012 05:45

A- A+

iG

compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o pré-candidato republicano à presidência Mitt Romney trocaram farpas na última semana a respeito de questões econômicas, como a estratégia para ajudar os proprietários de imóveis e criar empregos para trabalhadores qualificados. Os dois pareciam estar se preparando para uma grande disputa eleitoral após a vitória decisiva de Romney na Flórida.

O ataque de Obama foi sutil e veio na forma de uma proposta da Casa Branca para ajudar os proprietários a refinanciar suas hipotecas, algo que ele disse que pode ser uma alternativa para aqueles que afirmam que o mercado imobiliário deve primeiro sucumbir antes que possa se recuperar. Romney fez este comentário no ano passado em Nevada.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa em Falls Church, na Virgínia (01/02)

Romney rebateu pouco depois, acusando o presidente de estar "fora da realidade" pela maneira com que respondeu a pergunta de uma mulher cujo marido estava desempregado ("me envie o currículo dele", disse o líder). Na noite de terça-feira, depois de ter saído vencedor das primárias da Flórida, Romney usou seu discurso para atacar a liderança de Obama.

Embora os republicanos ainda não tenham escolhido seu candidato, a vitória de Romney reforçou a crença dos assessores de Obama de que ele será o escolhido para ser seu adversário. Além disso, o presidente - embora diga estar mais preocupado em governar e não com a campanha, e raramente mencione Romney pelo nome - usou discursos recentes para falar sistematicamente contra as posições adotadas pelo ex-governador de Massachusetts.

Para Obama, o objetivo é ressaltar, o mais cedo possível e de forma vantajosa, a escolha que precisará ser feita entre ele e seu provável rival. Para Romney, é focar no presidente, invés de partir para disputas intrapartidárias contra Newt Gingrich e outros rivais republicanos, embora ele tenha atacado Gingrich recentemente.

A introdução de um pacote de propostas para moradia deu a Obama a oportunidade de falar sobre justiça econômica para a classe média - e ressaltar outro ponto contrastante entre ele e Romney. Até mesmo proprietários de imóveis responsáveis, explicou o presidente, foram vítimas dos bancos e das financiadoras.

"É errado sugerir que a única opção para os proprietários responsáveis que estão enfrentando dificuldades seja sentar e esperar que o mercado imobiliário piore", disse ele em um centro comunitário, claramente referindo-se a Romney. "Me recuso a aceitar isso e acredito que o povo americano também.”

Primeira Edição © 2011