“Só exame previne e ajuda a curar câncer de próstata”

Urologista fala tudo sobre a glândula e diz que existe o fator ‘sorte’

06/02/2012 06:09

A- A+

Luciana Martins - Jornal Primeira Edição

compartilhar:

Se você é homem e já está na faixa dos 40 anos, cuide-se: faça anualmente os exames de toque retal e PSA. O conselho é do urologista Alexandre Malta, especialista em cirurgia geral e em urologia no Recife. Nesta entrevista a Luciana Martins, do PRIMEIRA EDIÇÃO ele fala tudo sobre próstata, a glândula masculina que pode desenvolver doenças como prostatite (inflamação) e câncer. Aliás, as estatísticas mostram que o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes de homens no mundo, som perdendo para o de pulmão. Atenção: o Dr. Alexandre Malta lembra que o toque retal não dispensa o PSA, nem vice-versa. Ou seja, os dois exames se completam.

O que é e como funciona a próstata?
A próstata é uma glândula específica do homem e funciona basicamente para produzir o líquido da ejaculação. Aproximadamente 90% do líquido ejaculado vêm da próstata e os outros 10% são dos testículos, que é o espermatozóide. A função da próstata é produzir esse líquido que tem nutrientes para os espermatozóides não morrerem quando são ejaculados.

Seu crescimento é normal, com o avanço da idade, ou já indica surgimento de tumor?
A maioria dos homens tem uma tendência ao crescimento da próstata e graças a Deus a maior parte desse crescimento é de forma benigna. O crescimento não é indicativo de tumor porque existe câncer em próstata pequena e em próstata grande. É por isso que o ultrassom não é um exame que serve para o diagnóstico do câncer de próstata porque ele só revela o tamanho da próstata, ou seja, se ela está grande ou pequena, não diz se ela tem câncer ou não.

Como distinguir o tumor maligno do benigno?
Geralmente com a biopsia que é retirada de fragmento da próstata e a análise microscópica desse fragmento é que vai indicar se o tumor é maligno e/ou benigno.

Quais os sintomas do câncer prostático?
O aumento benigno ou maligno da próstata pode causar sangramento e dor para urinar, mas isso não é um indicativo de câncer de próstata. Já quando o câncer está em nível avançado, os sintomas são os mesmos do aumento benigno: sangramento na urina, dor para urinar, retenção urinaria aguda em que o homem chega a precisar usar sonda. Existem pacientes que chegam ao consultório com a sonda e ficam abalados psicologicamente pensando que é câncer, e a maioria não é. Normalmente é o aumento benigno da próstata.

Como diagnosticá-lo?
O diagnóstico de câncer de próstata hoje é feito através do PSA, que é o exame de sangue, e do toque retal. Todo ano o homem a partir dos 45 anos de idade tem que fazer o PSA e o toque retal. É através do PSA e do toque retal que poderemos identificar se há câncer. Agora, o estadiamento, que é para ver quanto o câncer está fora da próstata, é feito por ressonância magnética, tomografia e raio-x de pulmão, que é onde o câncer apresenta maior metástase, bem como nos ossos. Na minha primeira consulta já faço o toque porque a maioria dos pacientes, que são idosos, tem a questão do preconceito e aí deixa para fazer na segunda consulta e acaba não voltando. Então, prefiro na primeira consulta fazer o toque e pedir o exame de sangue.


Em resumo, qual a diferença entre hiperplasia benigna, câncer de próstata e prostatite?
A hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno, ou seja, hiperplasia, a glândula cresceu ficou hiperplásica. É um aumento benigno sem ser câncer. Já o câncer da próstata é um nódulo que cresce dentro da glândula prostática e esse nódulo pode ser um ou vários. Ele pode causar metástase e a morte do paciente, principalmente nos mais jovens. A prostatite é a inflamação ou infecção bacteriana ou viral na próstata.

Todo homem está fadado a ter algum tipo de tumor de próstata ou é possível evitá-lo?
Teoricamente todo homem a partir dos 80 anos vai ter câncer de próstata. O câncer de próstata que aparece na idade avançada é tão lento que geralmente o homem morre por outro motivo e não do câncer de próstata. Existem alguns estudos que apontam que há uma fruta americana chama cranberry, cuja ingestão do suco de seu fruta pode evitar o câncer de próstata, mas o ideal é que o homem faça anualmente os exames de prevenção, que é o PSA (exame de sangue) e o toque retal. No PSA a gente consegue identificar uma substância produzida pela próstata que cai no sangue quando tem algum tumor ou então quando tem uma inflamação. Às vezes o PSA dá alto e não é nenhum tumor, é apenas uma inflamação que tratamos com antibiótico e aí volta ao normal. Aqueles que têm algum caso de câncer na família, o pai, o tio, o avô, um parente de primeiro grau devem começar a fazer os exames a partir dos 40 anos.

Existe predisposição genética?
Sim. O homem que tem algum parente que teve câncer de próstata, ele tem entre quatro ou cinco vezes mais chances de ter o câncer de próstata.

O que pode ser feito, senão para evitar, ao menos para retardar o surgimento de problemas com essa glândula?
Não há como retardar o surgimento de problemas com essa glândula. Novamente, digo que o paciente tem que se prevenir, fazendo os exames de PSA e toque retal porque assim temos como identificar o problema no inicio e aí há chances de 90% de cura. Muitas pessoas pensam que quanto mais relação sexual tiver pode evitar o câncer, outros pensam ao contrário, quer dizer quanto menos relação sexual tiver poderá evitar o câncer. Isto não tem nada a ver. O pensamento de que o homem foi muito promíscuo na juventude vai ter câncer de próstata, também não existe tal relação. Bem como as doenças sexualmente transmissíveis. Estudos mostram que o câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata o homem, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

O PSA feito com regularidade dispensa o exame de toque retal?
Não, de maneira nenhuma. Mesmo que o PSA esteja normal é preciso fazer o exame do toque. Os dois exames se complementam. O PSA detecta 80% dos casos de câncer, existem alguns tipos de câncer de próstata que o PSA está normal e o médico faz o toque e percebe o nódulo. O toque é justamente para isso. A gente passa o dedo na próstata e sente se ela está com consistência normal, amolecida ou se existe um nódulo endurecido onde deveria estar mole e aí detectamos o nódulo. O toque normal não dispensa o PSA. O toque mostra que não há nódulo, mas o homem pode ter um câncer bem no início que não fez o nódulo ainda e o PSA dá alterado.

Por que alguns homens morrem com idade avançada sem nunca ter sentido problemas na próstata?
Sorte. Muitos começam a fazer o exame periódico aos 40 anos e nunca vão ter. O PSA sempre vai ser baixo, o toque sempre é normal. Tem paciente que chega aos 80 anos e diz que nunca fez o exame e aí a gente faz o toque e dá normal. É questão de genética, predisposição, questão familiar também.

Por que há tanta rejeição ao exame retal?
Isto acontece mais no Nordeste. Existe esse medo, esse preconceito, que o homem que deixa o médico introduzir o dedo é gay, existe muito isso. No entanto o que tenho percebido é que está diminuindo muito isso, pela mídia, que fala da importância do exame, pela família, esposa e filhas que geralmente pressionam o seu companheiro e/ou pai a fazer o exame. Isso é muito bom porque é um importantíssimo para a prevenção da doença.


 

Primeira Edição © 2011