Secretaria de Saúde estuda estratégias para atendimento durante o Carnaval

Gestores estiveram reunidos com prefeitos para discutir alinhamento dos serviços; secretaria vai disponibilizar kits de insumos e material educativo

06/02/2012 15:20

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Prefeitos e secretários dos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira, Barra de Santo Antônio e Maragogi estiveram reunidos com gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (6) para discutir estratégias de atendimento para o Carnaval.

Um dos pontos tratados no encontro foi assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). De acordo com o gerente-geral do Samu, Carlos Adriano Silva, pontos de apoio serão montados nas cidades de Barra de São Miguel e Paripueira. Um helicóptero também estará à disposição em duas bases, montadas nos Litorais Sul e Norte.

“Hoje estamos numa situação mais confortável, pois vários municípios têm suas bases e não precisamos ficar deslocando veículos. O Samu já tem uma malha, mas estamos montando um esquema especial para o período”, disse Carlos Adriano, lembrando que, na região, o serviço já está disponível em Maragogi, Porto Calvo, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Maceió e Marechal Deodoro.

Na Barra de São Miguel, a ambulância ficará lotada nas imediações da segunda entrada da cidade, em frente ao terreno do Sindprev. Já em Paripueira, o local será definido junto à prefeitura. A ideia é que as ambulâncias estejam de prontidão durante todo o Carnaval, prestando socorro a pacientes da localidade e do entorno, além de transporte para a capital, caso seja necessário.

Além disso, os municípios também vão reforçar o atendimento ambulatorial 24 horas. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clemente, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira já possuem postos de saúde e se comprometeram a reforçar os serviços. A Barra de Santo Antônio também deve dobrar o atendimento no período.

Kits e material educativo

Para ajudar as prefeituras, a Secretaria de Saúde vai enviar a cada município kits com água destilada, glicose, sais para reidratação oral, solução de glicose e de cloreto de sódio e medicamentos como bromoprida, dexametasona, dipirona, furosemida e tramadol. Serão disponibilizados ainda esparadrapo, equipo microgotas, gaze, lâmina de bisturi, luvas, seringas e fio de sutura.

“Vamos ajudar com remédios de emergência e insumos. Sabemos que durante o período do carnaval o fluxo de atendimento aumenta. Nosso objetivo é diminuir a demanda do HGE [Hospital Geral do Estado] e, para isso, estamos ouvindo o que cada um precisa tanto em relação à assistência quanto no que diz respeito a prevenção”, afirmou Sival Clemente.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, ressaltou que na área de prevenção serão realizados trabalhos em quatro frentes: acidentes de trânsito, vigilância sanitária, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids e violência. A Sesau vai distribuir material educativo e brindes – como leques, porta-trecos e saquinhos de lixo para automóvel – sobre os temas.

Ela ressaltou que as administrações municipais também receberão reforço de preservativos. “Recebemos mais de cinco milhões de camisinhas do Ministério da Saúde e, além dos de rotina, vamos distribuir o dobro para as cidades com maior fluxo de pessoas e 50% a mais para aqueles menores”, explicou Sandra, solicitando ainda que os municípios redobrem o trabalho de conscientização.

Outro ponto que deve ser trabalhado pela Sesau é a vigilância sanitária. “Vamos disponibilizar equipes de vigilância, que vão circular pelos bares e restaurantes fazendo inspeções. Também entraremos em contato com as prefeituras para ver o que elas querem, se é um plantão diário ou apenas visitas de fiscalização”, diz o diretor da Vigilância Estadual, Paulo Bezerra.

O secretário de Saúde, Alexandre Toledo, destacou a importância da parceria do órgão estadual com as cidades. “Nossa preocupação é não apenas melhorar o atendimento do HGE, até porque muitos casos nem vão pra lá, mas sim oferecer uma assistência adequada à população, dando condições a esses municípios, que vêem sua população aumentar drasticamente no Carnaval”, disse.

Participaram da reunião a secretária municipal de Saúde de Paripueira, Maria Nizete Machado, e os prefeitos de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus; da Barra de São Miguel, Reginaldo Andrade; de Maragogi, Marcos Madeira; e da Barra de Santo Antônio, Maria Cícera Casado, além de gestores da Sesau. O secretário adjunto, Jorge Villas Bôas, também esteve presente.
 

Primeira Edição © 2011