Rainha Elizabeth 2ª completa 60 anos no trono do Reino Unido

06/02/2012 12:19

A- A+

Folha Online

compartilhar:

A rainha Elizabeth 2ª, que completa nesta segunda-feira o 60º aniversário de sua chegada ao trono, renovou seu compromisso de serviço ao Reino Unido e agradeceu ao povo britânico por anos "maravilhosos de apoio e ânimo".

Em carta dirigida aos cidadãos divulgada nesta segunda-feira, a soberana britânica manifestou sua emoção pela grande quantidade de mensagens recebidas por causa do Jubileu de Diamante.

Além de renovar seu compromisso com a população, a rainha, de 85 anos, destacou em sua carta o poder da "união" e "a força da família, a amizade e a boa vizinhança". "Neste ano especial, eu me dedico outra vez a vosso serviço", especifica Elizabeth 2ª.

"Também espero que este ano do Jubileu seja um momento para agradecer os grandes avanços conseguidos desde 1952 e olhar para o futuro com a mente clara e um coração solidário ao nos unir em nossas celebrações", ressaltou.

Elizabeth 2ª chegou ao trono após a morte de seu pai, o rei Jorge 6º, no dia 6 de fevereiro de 1952, quando a jovem princesa Isabel estava com seu marido, o duque de Edimburgo, no Quênia. Embora os 60 anos no trono se completem hoje, as principais celebrações acontecem em junho próximo.

Aos 85 anos, a rainha passa a ser a soberana britânica que mais tempo esteve no trono depois da rainha Vitória, que foi monarca durante 63 anos.

 

Primeira Edição © 2011