'Mangue Faz a Diferença' mobiliza centenas de pessoas na orla da Pajuçara

Neste domingo (5), através do Instituto Biota, população de AL se informou sobre o prejuí do Código Florestal para os manguezais

06/02/2012 05:25

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Na manhã deste domingo (5), a manifestação ‘Mangue Faz a Diferença’ chegou a Alagoas e mobilizou centenas de pessoas na orla da Pajuçara em defesa dos Manguezais do Brasil e contra a reforma do novo Código Florestal Brasileiro.

Desde às primeiras horas da manhã diversas tendas informativas foram montadas ao lado do artesanato da Pajuçara. Entidades como o Batalhão de Policia Ambiental (BPA), a Universidade Federal de Alagoas, assim como as ONGs Instituto Biota de Conservação, executora da campanha em Alagoas, as Organizações de Proteção Ambiental (OPA), SOS Selvagens, Eco Mangue, entre outras, realizam uma exposições sobre seu campo de trabalho e os prejuízos que a reforma no Código poderá trazer a população e ao meio ambiente, em especial, aos mangues.

Divulgação

A população compareceu ao local, e, entendendo um pouco mais da situação através das ONGS, foi solidária a causa e aderiram a mobilização assinando um termo de presença disponíveis nas tendas.

Jessica Pacheco

“Estarmos juntos lutando pelo que é nosso de direito, fazendo valer a constituição acho que essa participação é super importante”, disse Bruno Stefanis, diretor executivo do Biota, sobre a importância da conscientização da população. “Eu estou aqui desde as primeiras horas da manhã, montando as tendas, as exposições. E estamos muitos satisfeitos, pois a população está bastante receptivas, até as crianças”, enalteceu Bruno.

Divulgação

Além das exposições, os voluntários da manifestação distribuíram panfletos, adesivos para veículos e pulseirinhas da manifestação Mangue Faz a Diferença. Houve bicicletada, onde os manifestantes chamavam a população à participar do evento, e também apresentações culturais, como por o exemplo, a Banda de Maracatu, Baque Alagoano.

Jessica PachecoEssa é a primeira manifestação da campanha 'Mangue Faz a Diferença' realizada em Alagoas. Durante o decorrer do verão, outros protestos serão realizadas por todo o Estado através da organização do Instituto Biota.

“Esse evento teve um caráter informativo, pois queremos mostrar para sociedade o valor do manguezal, tanto ambiental, como social e econômico”, disse o diretor do Biota. “ Com isso nos esperamos mostrar para todos o absurdo que essa proposta do novo código florestal nos trará”, explicou. Ainda de acordo com Bruno, posteriormente, depois que a população entender a causa, novas ações em caráter de protesto serão realizadas, tanto em Alagoas como nas outras regiões do país.

Jessica Pacheco

Fique atento aos próximos evento do Mangue Faz a Diferença em Alagoas e se engaje na causa!

Matérias Relacionadas:

Alagoas inicia protestos na campanha 'Mangue Faz a Diferença' neste domingo (5)

'Mangue Faz a Diferença': Instituto Biota coordena ações em Alagoas

Novo Código Florestal ameaça manguezais, alerta coalizão de ONGs

Primeira Edição © 2011