Governo inicia consulta pública para videomonitoramento

Parceria entre Detran e Defesa Social pretende melhorar qualidade do trânsito e reduzir a prática de crimes envolvendo motocicletas e carros na capital

04/02/2012 08:39

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) divulgaram nesta sexta-feira (3) que Maceió iniciou a cotação de preços e consulta pública para licitação do sistema de videomonitoramento. O sistema tem como objetivo qualificar o trânsito, assim como combater assaltos e delitos na capital.

O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Detran, Lúcio Augusto de Melo, durante a aula inaugural do curso ‘MBA – Trânsito Mobilidade e Segurança’, que ocorreu no Hotel Ouro Branco, na Pajuçara. A capacitação foi voltada para 25 funcionários, técnicos e engenheiros do órgão e contou com a participação do secretário de Defesa Social, Dário César.

Na ocasião, Lúcio de Melo detalhou como funcionará o videomonitoramento da capital. “São, inicialmente, 77 câmeras que farão o monitoramento das principais saídas e algumas avenidas da capital, mas o projeto contempla uma capacidade de instalação de até 150 câmeras, que serão capazes de fazer leitura de placas, identificar veículos roubados, além de ajudar no esclarecimento de crimes e delitos praticados na cidade, muitos deles executados com motos e carros”, destacou o diretor-presidente do Detran.

O projeto, acrescentou Lúcio de Melo, será capaz de informar ainda o número de veículos circulantes 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

O sistema está orçado em R$ 10 milhões, recursos oriundos do Detran em parceria com as Secretarias de Defesa Social (Seds), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Para o secretário Dário César, o trabalho elaborado em parceria entre a Seds e o Detran demonstra que Alagoas está tomando um novo rumo, privilegiando o lado técnico e a qualidade e rompendo de vez com o viés clientelista que ao longo de muitos anos caracterizou o Detran.

“Neste Governo, o Detran sinaliza claramente à população que não é mais aquele órgão visto como mero arrecadador e usado para interesses políticos. O objetivo é de efetiva contribuição para o desenvolvimento da qualidade de vida e da segurança”, destacou o secretário.

De acordo com o coordenador de Segurança no Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, das 77 câmeras instaladas inicialmente, 18 farão a leitura de placas.

“Estamos investindo 110 km de fibra ótica neste projeto, que fará o monitoramento em espécie de anel nas saídas da cidade, de Jacarecica ao Pontal da Barra, no centro comercial e em avenidas de movimento intenso, como a Fernandes Lima e a Menino Marcelo, na Via Expressa”, informou o técnico, acrescentando que o prazo da cotação de preços e consulta pública até o início do funcionamento deve ser de seis meses.

MBA

O curso de pós-graduação ‘MBA - Trânsito Mobilidade e Segurança’ terá duração de 13 meses e selecionou 25 funcionários do Detran. Ele oferecerá aos alunos a amplitude de projetos que visem à melhora na qualidade do trânsito no Estado, tendo como facilitador o Instituto de Mobilidade e Educação Plano (Imep).

O objetivo é possibilitar ao profissional a abrangência de conhecimentos do plano diretor e estatuto da cidade, legislação, pesquisas de necessidades de clientes, gestão de projetos, engenharia, sinalização, educação, pedestres, fiscalização, operação, programas e auditoria de segurança e qualidade e avaliação de resultados no trânsito.

“Um dos objetivos é que nossos funcionários se qualifiquem para que possamos atingir a meta de redução de acidentes em cerca de 50% em 10 anos”, destacou Lúcio de Melo.

“Com esse projeto e esse curso de pós graduação em MBA voltado para a melhoria profissional de seus funcionários, o Detran sinaliza ao povo de Alagoas que o caminho é investir em qualidade para a melhora do trânsito, bem como na contribuição da redução dos crimes”, completou o secretário Dário César.  

Primeira Edição © 2011