Prefeitura de Viçosa oferece cursos profissionalizantes

03/02/2012 09:43

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

Com o objetivo de promover a capacitação profissional e gerar emprego e renda para a população carente de Viçosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem investido na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, em diversas áreas, explorando o potencial do município.

Iniciados no dia 23 de janeiro deste ano, os cursos de pedreiro e encanador terão duração média de três semanas e formarão 18 profissionais, sendo 10 encanadores e oito pedreiros. A iniciativa faz parte do projeto CRAS Gerando Emprego e Renda, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai/AL).

Foram selecionados candidatos com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos. Ao final da capacitação, eles receberão certificados e, com o documento em mãos, estarão aptos a trabalhar por conta própria. As aulas estão acontecendo na Rua do Cravo, na sede do Grupo da Terceira Idade Renascer.

O curso de pedreiro tem duração média de 90 horas e o de encanador tem 70 horas, com aulas teóricas de segurança no trabalho, limpeza e organização, e aulas práticas.

O encerramento está marcado para o dia 24 de fevereiro e, segundo o professor do Senai/AL, Cristiano da Silva, a obra feita pelos alunos ficará fixa na sede do Grupo da Terceira Idade. “No Senai, as obras são feitas e desmontadas, mas aqui, em Viçosa, nós deixaremos fixo, porque já serve de muro e de encanação para a entidade”, disse.

“Como em Viçosa as obras serão permanentes é preciso uma atenção maior do professor e dos alunos, explicou o professor de curso de encanador, Jaciel José Leite. Segundo ele, antes de serem montadas as obras permanentes os alunos executaram trabalhos temporários para colocar em prática o que aprenderam no curso.

A compra do material de construção está sendo realizada no próprio município. 

Primeira Edição © 2011