Famílias sertanejas recebem primeiras cisternas do Programa Água para Todos em Alagoas

Programa beneficiará povoado Serra do Bernardino, município de Estrela de Alagoas, sertão alagoano

03/02/2012 06:54

A- A+

Redação com Codevasf

compartilhar:

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Penedo (AL), deve finalizar nesta sexta-feira (3) a implantação de 30 sistemas de cisternas para consumo humano do Programa Água para Todos no povoado Serra do Bernardino, município de Estrela de Alagoas, sertão alagoano.

Na quarta-feira (1º), foi realizada uma oficina demonstrativa com as famílias beneficiadas para apresentar o processo de instalação das cisternas. Até março deste ano, cerca de 1.400 cisternas devem ser instalados em comunidades rurais difusas de Estrela de Alagoas. No Estado todo, serão 7.429 sistemas de cisternas instalados pela Codevasf nesta primeira fase do programa, que deverá ser encerrado em agosto deste ano.

CodevasfO município de Estrela de Alagoas foi o terceiro do país a iniciar a instalação dos equipamentos. Além da Serra do Bernardino, mais de cinquenta outros povoados de Estrela de Alagoas também serão contemplados com a instalação de cisternas para consumo humano, composto por calhas para captação das águas de chuvas, tubulações, bomba manual de ferro fundido e cisterna. Após a implantação das cisternas em Serra do Bernardino, os trabalhos seguem para o povoado Renascença, também em Estrela de Alagoas. 

O município também receberá da Codevasf, por meio do Programa Água para Todos, a
instalação de barreiros e de cisternas de produção, que deverá ser utilizada pelos beneficiados para produção de alimentos para consumo da família e comercialização do excedente, gerando segurança alimentar e renda. Arapiraca, Traipu, Belo Monte, Piranhas, Minador do Negrão, Craíbas e Delmiro Gouveia serão os próximos municípios a receberem a instalação dos sistemas de cisternas do programa.

CodevasfAnelito da Rocha é um jovem sertanejo de 22 anos. Desde criança, já se acostumou a arrumar seu jegue com quatro tambores para ir em busca de água para a família. Morando com os pais e mais três irmãos, ele se prepara mais uma vez para ir ao barreiro da comunidade de Serra do Bernardino, conhecido como Barriguda, para encher os tambores. “De dois em dois dias, pego água no barreiro. Essa água não é boa, é verde de tão suja. Ando mais de duas léguas para trazer água para casa. Estou bem feliz que minha família recebeu uma cisterna dessas e vamos poder ter água de qualidade guardada em casa”, revelou.

De acordo com o coordenador regional do programa na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, essa primeira fase de instalação de cisternas para consumo humano deverá ser concluída até agosto deste ano. “Nossa expectativa é atingir a meta de 7.429 cisternas implantadas em Alagoas no ano de 2012. Mas já estamos trabalhando para a segunda fase do Água para Todos, no qual as famílias e suas comunidades serão beneficiadas com cisternas para produção de alimentos”, declarou.

Primeira Edição © 2011