Edécio Lopes é lembrado em especial do IZP

Educativa FM e Difusora abrem espaço para as manifestações culturais do carnaval alagoano

03/02/2012 15:35

A- A+

IZP

compartilhar:

Radialista, compositor e escritor, Edécio Lopes é mais uma vez saudosamente lembrado e discutido na série de programas “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes”, que está indo ao ar todos os dias, de segunda a sexta-feira, pelas rádios Educativa FM e Difusora de Alagoas.

A série especial faz parte da campanha “IZP na Folia”, realizada pelo Instituto Zumbi dos Palmares em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), visando contribuir, abrir espaço e apoiar as manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco em nosso estado. Os programas são recheados de muito frevo, machinhas e sambas, entrevistas temáticas em cada uma das edições, e estão sendo veiculados das 7h30 às 9 horas pela Educativa FM, e das 13 às 14h30 pela Difusora.

 “Eu considero uma missão e uma dádiva de Deus depois de tanto tempo afastado do rádio está à frente de um programa que justamente homenageia Edécio Lopes, que considero um dos melhores comunicadores que já conheci e com quem trabalhei por tanto tempo,” revela o jornalista e radialista Marcos Guimarães, apresentador do programa.

Para o filho do radialista, Edmilson Vasconcelos, que também está à frente da produção do especial desde a primeira edição, no ano passado, fazer o programa é dar continuidade à luta de Edécio Lopes pelo resgate e valorização das manifestações carnavalescas mais genuínas de Alagoas.

“Eu e minha família nos sentimos muito honrados em poder ocupar um espaço que já foi de Edécio Lopes”, ressalta Edmilson. “Ao mesmo tempo é gratificante ver casos como o do Jurandir Bozo, que ao final do programa desta quinta-feira chorou, porque nunca teve a oportunidade de estar no programa do Edécio e que naquele momento ele se sentiu participando, mesmo sem ele está ali”, diz.

As edições especiais foram iniciadas no último dia 30 e prosseguem até a próxima sexta-feira, 10 de fevereiro. Até agora já foram abordados os seguintes temas: Os Carnavais de Alagoas (30); Carnaval nas ondas do rádio (31); Prévias de Carnaval- Clubes e Bailes (01); e Quebra de Xangô e os Maracatus em Alagoas (02). Nesta sexta-feira (03) foi a vez do Carnaval do Interior.

Os programas da próxima semana abordarão: Escolas de Samba de Maceió (06); Carnaval de Rua - Jaraguá Folia (07); Carnaval de Rua- Pinto da Madrugada, Pecinhas de Maceió e Turma da Rolinha (08); e 105 anos de Frevo (09). Para finalizar com chave de ouro, na sexta-feira (10) o programa será realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, aberto ao público, com direito a auditório lotado e com a participação de músicos, orquestras e coordenadores de blocos e escolas de samba. O programa que homenageia Edécio Lopes tem também o apoio dos Seresteiros da Pitanguinha e produção da Ascom IZP. 

Primeira Edição © 2011