Davi Holanda fala sobre sua trajetória como delegado de partida

Com 51 anos de idade, Davi Holanda mantém a ordem do espetáculo

03/02/2012 16:03

A- A+

Marcelo Alves

compartilhar:

Quem foi a algum estádio de Alagoas assistir a jogos de futebol já presenciou uma pessoa vestida em um paletó, esbanjando elegância, correndo de um lado a outro do gramado, antes do começo da partida, fazendo diversos tipos de acenos para jogadores, repórteres e quem quer que esteja no campo. Esse personagem que já faz parte do espetáculo, que é o futebol, chama-se Davi Holanda. Sua função dentro de campo: delegado de partida de futebol.

Com um pouco mais de 1,60 m e aproximadamente 60 kg, Davi Holanda impõe respeito a qualquer pessoa que queira atrapalhar a partida de futebol. Essa autoridade não é imposta através do nome do seu cargo, mas na base do diálogo, ou do “papo de parceiro”, como se fala na gíria do futebol.

“Meu papel é evitar que aconteça qualquer problema no campo que venha atrapalhar a partida de futebol”, disse Davi Holanda, de pronto, ao ser questionado sobre o que é um delegado da partida.

Jessica Pacheco

Acrescentando ainda mais a definição sobre sua função nas partidas, Davi Holanda contou que um delegado de partida também fica responsável pelo preenchimento da súmula do jogo, bem como por qualquer eventualidade que aconteça no local do jogo.

Davi Holanda conta ainda que é o primeiro a chegar no estádio de futebol e o último a sair. “Chego ao campo de futebol duas horas antes da partida para olhar o estado do gramado, refletores, vestiário, arquibancadas, placar eletrônico”, comentou.

Como um tipo de quinto árbitro, Davi Holanda também auxilia a arbitragem. Mas ele não usa nem cartão e nem apito, somente se utiliza de gestos com os braços quando com a mão e o dedo indicador riste apontando sempre para o lado de fora do campo. E esse dedo é sempre direcionado para pessoas que não tem nada a ver com a partida.

Jessica Pacheco

“Eu peço com muita educação e jeitinho para que as pessoas deixem o campo para não atrasar o início da partida. Eu não quero atrapalhar o trabalho de ninguém. É importante a presença da imprensa no campo para divulgar o esporte, mas também não pode atrapalhar o espetáculo”, disse.

Davi Holanda, que tem 51 anos de idade, atua como delegado da partida há quatro anos. Ele disse que a oportunidade surgiu na primeira gestão do presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó.

Neste tempo em que ficou responsável por evitar qualquer transtorno nas partidas de futebol, Davi Holanda lembra que acumulou problemas com pessoas da imprensa que, segundo ele, ainda não compreendiam qual era a sua função. Além disso, ele comentou que houve pessoas que até teriam solicitado ao Gustavo Feijó sua demissão.

Problemas à parte, Davi Holanda comemora o momento atual vivido e ele faz questão de destacar com orgulho que já recebeu elogios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e até da Fifa.

Davi Holanda disse que tentou ser um jogador de futebol profissional, mas não conseguiu almejar o objetivo. Apesar de não conseguir ser um jogador de futebol, Davi Holanda continua atuando nos gramados, mas como delegado da partida.

Davi Holanda disse que atuou no Palmeiras de São José da Lage disputando o Campeonato Matuto, que atualmente é chamado de Segunda Divisão.
Na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro, Davi Holanda entrou em ação como nunca mais havia feito. Ele teve que conter os ânimos dos jogadores do Coruripe que partiram para cima do árbitro Josevaldo Bizarria, ao final da partida entre Hulk e CRB que terminou empatada por 1 a 1.
 

Primeira Edição © 2011