Convênio fortalece ações para o cultivo de ostras

Aproximadamente R$ 423 mil serão investidos em cinco municípios do Estado e irão beneficiar mais de 150 famílias

03/02/2012 09:50

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As ações para desenvolver o cultivo de ostras no Estado têm previsão para ampliar sua produção nos próximos meses. O motivo é o convênio firmado e assinado em dezembro de 2011 entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o governo, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), que abrange o projeto Ostras de Alagoas.

Serão investidos R$ 423 mil – já somada a contrapartida do governo do Estado. Esses recursos contemplam ações para a assistência técnica, fomento no cultivo de ostras, a aquisição de sementes de ostra, de materiais e equipamentos, além do investimento em novas tecnologias para o aumento da produção do molusco. Com esse investimento mais de 150 famílias serão beneficiadas.

Divulgação

De acordo com o oceanólogo e superintendente de desenvolvimento de Piscicultura da Sepaq, Ricardo Nonô, cinco municípios serão considerados no convênio. “Nessa semana estive em Roteiro, que é um dos locais contemplados, e conversei com a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Clara Jatobá e o presidente da Colônia de pescadores Z-24, Iranildo Cândido, que estão aguardando o início das ações do projeto, para que os ostreicultores sejam beneficiados, e assim aumentem suas rendas”, afirmou ele.

Roteiro e Barra de Santo Antônio terão a implantação do projeto. Já Barra de São Miguel, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe já dispõe de cultivos de ostras e terão suas produções aprimoradas.

Primeira Edição © 2011