50 mil fiéis marcam presença na procissão de Santa Maria Madalena

O evento teve nove dias de festa, além de contar com grandes apresentações musicais e presenças de grandes autoridades do Estado.

03/02/2012 07:47

A- A+

Mylena Fernandes e Mickaell Clygens - Estagiários

compartilhar:

O município de União dos Palmares mais uma vez surpreendeu Alagoas, superando o recorde de cerca de 50 mil fiéis na festa da padroeira Santa Maria Madalena, comemorado no dia 2 de fevereiro. O evento teve nove dias de festa, além de contar com grandes apresentações musicais e presença de grandes autoridades do Estado.

Antes do grande momento de fé, os palmarinos realizam a primeira etapa do ritual. A mãe natureza serve de busca para material para tal celebração. A população recolhe da própria mata um pau linheiro com no mínimo trinta metros, que posteriormente será colocado em frente à igreja de Santa Maria Madalena. Os fiéis traziam-no em procissão, carregando nos ombros, como um andor. O esquenta-mulher tocava os seus dobrados, o foguetório era incessante em todo o percurso e, após a colocação do mastro, está aberta a novena dos preparativos para grande festa.

Quando a multidão chega à praça da matriz, um grande buraco já tinha sido cavado para nele se plantar o mastro com a imagem da padroeira pintada em pano grosso, tremulando no alto.

No dia 22 de julho é comemorado o dia da padroeira Santa Maria Madalena. Por ser um período chuvoso, o então feriado é celebrado em fevereiro, e conta com a apresentação de mais de 20 santos. A cidade para completamente por nove dias, e todos trabalham juntos em um só objetivo, praticar a fé.

Na quinta-feira, 2 de fevereiro, foi celebrada pela manhã uma missa que contou com a participação do bispo Antonio Muniz e os padres, Iran Júnior e Francisco Carlos. Os fiéis lotaram a igreja matriz. No período da tarde a população fazia os últimos ajustes para o evento.

A procissão, que é tradicional há cerca de dois séculos, este ano teve um grande diferencial. Os fies foram recebidos com uma chuva de pétalas de rosas caindo de um helicóptero que sobrevoada todo o município de União dos Palmares. Logo após todos seguirão a santa, e assim, a multidão caminhava cantando com fé e alegria.

Um dos principais organizadores da festividade que é esperada por muitos alagoanos, é o prefeito Areski de Freitas, que pretende firmar a fé dos palmarinos construindo uma imagem do pó do mármore branco, em frente à cidade, Serra da Laje.

“Estamos construindo uma imagem de mármore com cerca de dez metros da Santa Maria Madalena, a imagem servirá como um santuário. A partir de julho deste ano tenho certeza que tudo estará pronto. Como prefeito, procuro incentivar sempre essa fé, e graças a Deus essa veneração só tem aumentado”, disse Areski.

Para o vice-prefeito, Adeildo Sotéro, a economia ganha força nesse período em que acontece a novena de Santa Maria Madalena. 

“Com certeza esse tipo de festividade movimenta a economia da cidade, principalmente no setor turístico. Esse ano foi de muito crescimento econômico para nosso município. Tivemos dois anos de dificuldades por conta das chuvas que destruiu mais de três mil casas. Apesar do que aconteceu, nosso município está crescendo e se desenvolvendo com a chegada de grandes empresas”, falou o vice-prefeito de União dos Palmares.

De acordo com o secretário de cultura, Élson Davi, o município de União dos Palmares tem dois momentos importantes e que marcam a história do Estado de Alagoas.

“União dos Palmares é um berço que tem uma riqueza cultural muito forte. O município é representado em dois momentos, a festa da padroeira e a consciência negra, que festejamos desde 2009. O que estamos vivendo agora é de suma importância para o aspecto religioso e assim aumentando a fé de todos que vêm em nosso município prestigiar esse evento, e tenho certeza que todos saem daqui com suas esperanças renovadas para um mundo melhor”, ressaltou o secretário.

O prefeito Areski Freitas comemora o sucesso do evento e afirma que no próximo ano será melhor. “Foi um sucesso total. Fico feliz, pois, durante o período da nossa administração, essa festa cresceu muito, posso dizer que cresceu a olhos vistos e que todos estão comentando. Espero que no próximo ano supere mais uma vez a expectativa do povo Alagoano e de União dos Palmares”. Comemorou o prefeito.

História de Santa Maria Madalena

Segundo conta a História, Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, teria nascido em Magdala ou em Betânia. Maria Madalena, Maria de Betânia e Maria, a pecadora, citadas no evangelho são a mesma pessoa segundo o Papa São Gregório, o magno, grande estudioso dos santos e criador do Calendário Gregoriano.

Durante um banquete ao qual Jesus participava, ela lavou seus pés com óleo perfumados e em seguida os enxugou com seus próprios cabelos.

Foi exorcizada por Ele e seguiu Jesus em todo o seu caminho até o pé da cruz e depois acompanhou o seu sepultamento e Jesus a recompensa com sua presença após a Ressurreição: Maria estava junto do sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava se inclinou para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus havia sido colocado um a sua cabeceira e outro aos pés. Disseram então "Mulher por que choras?" Ela respondeu: "Levaram meu Senhor e não sei onde o colocaram". Dizendo isto se voltou e viu Jesus de pé. Mas não podia imaginar que era Jesus e Jesus lhe disse: "Mulher por que choras? A quem procuras?" Pensando ser Ele o jardineiro ela respondeu: "Senhor se foste tu que O levaste me diga onde O puseste que eu irei buscá-Lo". Jesus responde: "Maria". Ela então O reconhece e grita em hebraico "Rabbuni! " (que quer dizer Mestre!).

Diz a lenda, que após a volta do Cristo para junto de Seu Pai, Maria Madalena partiu em busca do isolamento, passando o resto de sua vida em penitência e adoração ao Cristo, habitando em uma gruta. Como não se alimentava, anjos vinham constantemente em seu socorro, até que veio a falecer e sua alma foi levada por um cortejo de anjos, para o céu, junto ao seu Salvador.

Ela teria ido até Marselha, na França, e depois a Burgundy, vivendo em uma gruta em Ste, Baume. Lá ela teria vivido até o fim de sua vida, quando foi assistida em seu leito de morte pelo bispo Maximinus, que lhe deu a extrema unção e a enterrou.

É a padroeira das cabeleireiras, estilistas de cabelos, podólogos, pecadores penitentes, prostitutas arrependidas, perfumarias, perfumistas, manicures, fabricantes de perfumes, fabricantes de esmaltes, oleos para o corpo.

Consta no calendário da igreja católica romana que o dia da Santa Maria Madalena é comemorado no dia 22 de julho de cada ano, porém, como nesta época são intensas as chuvas que se abatem sobre a nossa região, desde o inicio do século, os católicos resolveram comemorar a festa entre os dias 23 de janeiro a 02 de fevereiro.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011