Ibama/AL tem a terceira maior reserva plantada de pau-brasil do Nordeste

APP fica na sede do Ibama/AL e possui 'muito mais' de 7.500 árvores pau-brasil

02/02/2012 07:43

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Você sabia que Alagoas tem a terceira maior área reserva plantada de Pau-Brasil do Nordeste? Pois é, essa área fica localizada na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Alagoas, onde há uma Área de Proteção Permanente (APP) criada no ano de 1995 com mais de 55 hectares de Mata Atlântica.

“Há alguns anos tinham 7.500 espécies de pau-Brasil plantadas aqui, mas hoje esse número é muito maior, muito mesmo”, declarou o técnico educacional, responsável pela Unidade de Reflorestamento de Áreas Degradadas (URAD), Luciano de Almeida. “Eu ousaria dizer que estamos próxima da segunda maior”, disse a assessoria do órgão.

Jessica Pacheco

Jessica Pacheco

Segundo o técnico Luciano, a área de APP não é aberta ao público, mas é aberta a visitação através de projetos de educação ambiental solicitados através de oficio junto a administração do órgão.

“Ainda não é possível ser aberta à qualquer pessoa. Por enquanto, recebemos a população visando projetos de Educação Ambiental com crianças, estudantes, enfim”, disse Luciano. “Realizamos passeios, damos aulas sobre as espécies que aqui vivem, tanto vegetais como animais, sobre educação ambiental, enfim”, explicou.

Jessica Pacheco

Segundo a assessoria do órgão, já há um projeto futuro para abrir, literalmente, as portas do Ibama/AL para a população, mas é algo que ainda precisa ser devidamente trabalhado.

“Abrir o Ibama à população já faz parte dos planos da Sandra [Menezes – Superintendente do Ibama/AL], mas por enquanto não é viável”, disse a também funcionária do URAD, Silvia Coelho. “Já pensou que caminhada bacana seria aqui? Tranquilidade, respirando esse ar, andando em meio a natureza. É sensacional. É algo que temos aqui, pertinho, e não damos valor”, finalizou a técnica.

De acordo com os responsáveis pela APP do Ibama/AL, o local apresenta três trilhas diferentes, mas no momento, por conta das chuvas, dois deles estão com problemas de acesso que devem ser resolvidos ‘assim que as chuvas derem uma trégua’.

Jessica Pacheco“Aqui tem três trilhas, uma inclusive que entra mata adentro e dá acesso a uma nascente, é lindo, mas as chuvas deixaram o caminho cheio de lama e alguns galhos arriaram”, explicou Luciano.

Segundo Silvia, a trilha que foi apresentada ao Primeiro Edição, é a que normalmente é feita coma criançada em atividades de Educação Ambiental.

Jessica Pacheco

“Esse aqui é o caminho que fazemos com as crianças quando a escolas mandam ofícios solicitando trabalho de Educação Ambiental. Apresentamos as árvores nativas, o pau-brasil inclusive, mostramos a maneira correta de se portar em meio a natureza, a sua importância”, disse Silvia.

Além das mais de 7.500 árvores de pau-Brasil, no local existem outras milhares de espécies nativas da Mata Atlântica, como o cedro, jacarandá, ipê, jatobá, palmeira, pau-de-jangada, barbatimão, entre outras.

‘Donos’ da Florestal – Os macacos prego

O passeio pela APP do Ibama/AL durou pouco mais que 15 minutos, mas de muito verde, ar puro, ensinamentos, e dos encantos da natureza. No meio da trilha nos deparamos com uma família de macacos-pregos que se alimentavam em uma Mangueira [pé de manga] e observavam os ‘intrusos’ em seu habitat.

Jessica Pacheco

“Quando chegamos aqui [o Ibama/AL] foi existiam pouco mais que cinco desses, hoje esse número vai para mais de 500”, disse Luciano. “Em todo a APP, nós distribuímos árvores frutíferas como essa mangueira para que eles se alimentarem”, explicou. “Eles são engraçados, pode olhar, eles arrancam a fruta, dão uma mordida e jogam o resto fora”, avaliou Silvia.

Durante todo o percurso fomos acompanhados pelos macaquinhos.  

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011