Estado e município realizam mobilização contra dengue em Palmeira

Na ocasião, foi entregue material educativo e ressaltado que os moradores devem evitar que as caixas de água fiquem destampadas

02/02/2012 15:27

A- A+

Ascom Sesau

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Prefeitura de Palmeira dos Índios realizaram na quarta-feira (1º) uma mobilização contra a dengue no município. Durante a ação, que percorreu os bairros Vila Maria, São Cristóvão e Centro, os gestores, técnicos e agentes de Saúde alertaram a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é causador da dengue.

Na ocasião, foi entregue material educativo e ressaltado que os moradores devem evitar que as caixas de água fiquem destampadas, que se acumule lixo nos logradouros públicos e que sejam cultivadas plantas aquáticas e se acumule água limpa em pneus, garrafas e vasilhames de plástico e alumínio.

"Estamos coordenando ações que visam intensificar o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, mas vale lembrar que a população deve participar efetivamente dessa mobilização. É como se cada um assumisse ou incorporasse o papel de um agente de endemias e juntos protegessem suas famílias dessa doença, que pode levar à morte”, disse Charles Nunes, ao destacar a importância da união entre Estado e municípios na luta contra a Dengue.

Mobilização – Para garantir o êxito da mobilização contra a dengue, foram deslocados 30 agentes de endemias e 150 agentes comunitários da saúde. Nas próximas semanas, segundo Charles Nunes, serão realizadas mobilizações em Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Teotônio Vilela.

Para a secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Alexandra Ludugero, o trabalho integrado com a Sesau e o engajamento da sociedade civil organizada é fundamental para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. “Esse momento é importante, pois vivenciamos uma epidemia no ano passado e registramos um número recorde de casos em 2011, mas já estamos em alerta para que isso não se repita”, salientou.

Primeira Edição © 2011