Pescadores da Barra Nova pedem a abertura de canal para ligar as duas lagoas Mundaú e Manguaba

Na tarde desta quarta-feira (1º), pescadores se mobilizam e reivindicam abertura de canal que ligue as duas lagoas Mundaú e Manguaba

01/02/2012 16:07

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

O secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Erikson Melo, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (1º), com pescadores do povoado Barra Nova, a pauta da reunião foi a necessidade de abertura de um canal para unir as duas lagoas, Mundaú e Manguaba, e, assim, viabilizar o trabalho de quem tira o sustento das lagoas. Os pescadores pedem pressa na ação e, caso contrário, ameaçam abrir canal ‘na pá e na enxada’.

Segundo os reclamantes, a ligação entre as duas lagoas sempre existiu, mas há alguns anos a natureza providenciou o fechamento do canal e isso vem a muito tempo atrapalhando o trabalho de quem precisa das lagoas para se sustentar.

Jessica Pacheco“Há mais de ano estamos sofrendo com isso. Todo mundo que precisa da lagoa para sobreviver está de mãos atadas, pois para chegar de uma para outras tem que fazer a volta pelo mar”, explicou o pescador Belmiro de Carvalho. “Hoje em dia eu não aconselho nem a tomar banho aqui desse lado [Manguaba], pois só tem Niquim, que é um peixe que a furada dele dói o dia inteiro”, disse.

Ainda de acordo com o pescador, o secretário Erikson, durante a reunião, solicitou um abaixo-assinado feito pelos próprios pescadores que deve ser entregue nas mãos do engenheiro civil, Marcos Lyra, que é especialista em obras da defesa costeira e também participou da reunião. Daí por diante, será aberto um processo e só assim a Prefeitura poderá liberar as máquinas para a realização do procedimento.

Jessica Pacheco

Procurado pela reportagem do Primeira Edição, o secretário afirmou entender a necessidade de ligar as duas lagoas, mas, segundo ele, o trabalho tem que ser feito de forma cautelosa para, tanto os pescadores, como próprio meio ambiente não sejam prejudicados.

“A Prefeitura já solicitou estudos que mostrem de que forma essa abertura pode ser feita sem trazer nenhum dano ao meio ambiente. A gente precisa no momento de um laudo técnico, as coisas não podem ser feitas de forma amadora, pois precisamos ter certeza que o ecossistema dessa região não será afetado”, explicou o secretário. “Mas já adianto que a prefeitura tem condições de fazer esse trabalho e vai fazer depois que o laudo técnico apontar os caminhos que devem ser tomados”, finalizou.

Jessica PachecoPara Belmiro e os pescadores da Barra Nova, a ação deve ser realizada o quanto antes, caso contrário, os pescadores já pretendem se unir e com as próprias mãos retirar o canal e unir as duas lagoas.

“Já estamos a muitos anos esperando a ação dos órgãos competentes. Essa abertura não vai só ajudar a nós, os pequenos, vai ajudar ao Ibama/AL nas operações pela lagoa, vai ajudar o BPA [Batalhão de Policia Ambiental], vai favorecer o turismo e os barraqueiros”, explicou Belmiro. “Se isso não for feito por meio das autoridade competentes, nem que saia sangue das canelas, mas esse canal vai ser aberto na pá e na enxada”, ameaçou o pescador.

Ainda de acordo com o secretario de Meio Ambiente de Marechal, enquanto esses estudos não são finalizados, não há previsão de quando será realizada essa abertura, mas ele pede calma e um pouco mais de paciência aos pescadores, pois o problema será solucionado.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011