Nacional de Brasília e Arena Fonte Nova ultrapassam 50% da obra

Arena da Baixada, em Curitiba, já está 60% concluída, mas ainda não iniciou projeto de reformas. Arena das Dunas, em Natal, preocupa a Fifa para 2014

01/02/2012 07:45

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

As obras dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 seguem em ritmo acelerado, com exceção do Beira-Rio. A arena de propriedade do Internacional ainda não iniciou as suas reformas por conta da falta de assinatura do convênio com a construtora que fará as adaptações visando à disputa do torneio daqui a dois anos e meio. Por outro lado, o Castelão, em Fortaleza, o Nacional de Brasília, no Distrito Federal, e a Arena Fonte Nova, em Salvador, ultrapassaram 50% da conclusão das obras até 31 de janeiro.

Os percentuais foram divulgados pelos comitês organizadores de cada cidade que receberá os jogos da Copa do Mundo e correspondem ao que foi realizado até o dia 31 do primeiro mês de 2012. Nesta terça-feira, o GLOBOESPORTE.COM divulga o quinto balanço mensal de como andam as obras e reformas dos estádios que vão ser sede dos jogos da competição, que acontecerá daqui a dois anos e meio.

Estádios como o Maracanã, o Mineirão e o Nacional de Brasília já estão na fase de colocação das arquibancadas. Mas as obras no Beira-Rio, em Porto Alegre, na Arena da Baixada, em Curitiba, e da Arena das Dunas, em Natal, são motivo de preocupação. As duas primeiras esbarram no acerto dos proprietários, Internacional e Atlético-PR, com as construtoras que vão tocar as reformas. Já no Nordeste, o problema ocorreu por conta do atraso no início do projeto do estádio que receberá o Mundial.

No caso do Atlético-PR, o clube considera que o projeto da Arena da Baixada para a Copa de 2014 já está 60% concluído. Na visão do clube, o restante é o que será construído nas obras de adaptação e fechamento do anel da arquibancada do estádio. A previsão de entrega é junho de 2013.

No mês passado, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa de 2014, Ronaldo, as obras do Castelão, em Fortaleza, e da Arena Fonte Nova, em Salvador. Além disso, o dirigente soube do atraso na construção da Arena das Dunas e fez duras críticas.

- Nós tivemos uma ótima reunião, uma atualização da equipe técnica. Recebemos um relatório do ministro e falamos muito sobre mobilidade urbana e deslocamento das pessoas. Nós temos um estádio (Castelão) que está relamente avançado para a Copa e outros que não estão avançados, como Natal, que está muito atrasado. Teremos um monitoramento especial em Natal - disse.

Valcke retorna ao Brasil em março ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, para seguir o cronograma de visitas aos estádios que receberão a Copa. O mandatário da entidade máxima do futebol terá ainda um encontro com a presidente da República, Dilma Rousseff.

Primeira Edição © 2011