McLaren lança carro 'para buscar outro título'

Otimistas com o novo projeto, Jenson Button e Lewis Hamilton esperam vencer corridas logo no início da temporada 2012 com o modelo MP4-27

01/02/2012 07:42

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

A McLaren apresentou nesta quarta-feira o modelo com o qual espera deter o domínio da RBR, que já dura duas temporadas. O time britânico apostou em um carro com aerodinâmica mais refinada, embora o modelo MP4-27 seja claramente uma evolução do carro que venceu seis corridas e ajudou o time a ficar com o vice-campeonato de construtores em 2012.

Durante a apresentação, na sede da equipe, a dupla de pilotos ressaltou que foi preciso repensar alguns conceitos técnicos após a proibição do difusor soprado, um sistema que usava os gases dos escapamentos para efeito aerodinâmico. No entanto, Jenson Button está otimista para sua terceira temporada junto ao time, e já tem uma boa noção do que é preciso fazer para manter-se na disputa pelo título.

- Todo nosso pessoal está trabalhando muito para vencermos logo de cara. O importante é sermos competitivos desde o início do ano. Se estivermos bem já nas primeiras provas, podemos pensar no desenvolvimento de outros pontos, como nossa performance em classificação e alguns ajustes em outros setores – explicou o campeão mundial de 2009, que ainda provocou os rivais, dizendo que o carro da Mclaren seria elegante como poucos no grid deste ano.

Lewis Hamilton ressaltou que o objetivo é manter o time em constante evolução, já que a McLaren é uma equipe que está acostumada a ganhar títulos.

- É estranho pensar que estou iniciando minha sexta temporada, mas é bom saber que neste tempo estivemos sempre brigando pelos primeiros lugares e vencendo corridas. Nosso objetivo para 2012 é ganhar o campeonato de novo, estamos aqui para buscar outro título. As férias foram proveitosas, mas estava sentindo falta de sentar no carro e acelerar novamente – disse o campeão mundial de 2008, que sempre correu pela McLaren.

O chefe do time inglês, Martin Whitmarsh, falou sobre o desafio de seu corpo de engenheiros em criar um modelo com linhas mais suaves em um momento em que as tendências indicam que diversos times terão bicos mais baixos. Apesar de se tratar de uma evolução do modelo anterior, o MP4-27 possui um desenho um pouco diferente nas entradas de ar, além de ajustes nos defletores laterais e no posicionamento dos retrovisores.

- Nosso time fez um grande trabalho com soluções muito interessantes em diversos pontos. Trabalhamos com objetivos, e o nosso é sempre ganhar o campeonato. Não sabemos o que nossos rivais, como Ferrari e RBR, vão fazer, mas confiamos em nosso projeto e sabemos o quanto é importante, na Fórmula 1, ter a capacidade de evoluir sempre, mesmo quando já se é bastante competitivo – frisou o dirigente.

O diretor técnico Paddy Lowe foi mais comedido no otimismo, mas aproveitou para valorizar o conceito de continuidade. E explicou que a parte traseira foi redesenhada para se adequar às restrições do novo regulamento técnico.

- O novo chassi foi desenvolvido para melhorar, principalmente, o fluxo de ar na parte traseira, e tudo foi substancialmente revisto a partir do assoalho. Mantivemos o que o modelo anterior tinha de bom, mas precisamos redesenhar o difusor. Também acreditamos que nossos sistemas de resfriamento do motor serão mais eficientes – analisou o engenheiro.

O novo carro vai à pista a partir do dia 7 de fevereiro, quando Jenson Buttton fará os primeiros testes na pista de Jerez de la Frontera, na Espanha.

Primeira Edição © 2011