Mais mortos| Jogo de futebol no Egito termina em tragédia com mais de 70 mortos

01/02/2012 16:30

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Um jogo de futebol no Egito terminou em tragédia com dezenas de mortos depois das torcidas invadirem o campo e brigarem no gramado.

Inicialmente, a agência de notícias Efe divulgou que ao menos 25 pessoas morreram, mas, mais tarde, Reuters, Associated Press e a própria Efe informaram que eram mais de 50 as vítimas fatais. Em seguida, o Ministério egípicio da Saúde confirmou 73 mortes.

"Isso é lamentável e profundamente triste. É o maior desastre da história do futebol egípicio", disse o vice-ministro da Saúde, Hesham Sheiha, à TV estatal do país, segundo a Reuters.

A confusão aconteceu depois de uma partida entre os times Al Ahly, do Cairo, e Al Masry, de Port Said, local do confronto (que fica a 200 km da capital), que terminou 3 a 1 para os anfitriões.

"Isto não é futebol, é guerra", relatou o jogador Mohamed Abo Treika, do Al Ahly.

Os clubes, e principalmente suas torcidas, têm uma longa rivalidade e histórico de confusão. De acordo com a Reuters, foram mais de mil feridos no confronto.

Segundo a Associated Press, os torcedores da casa começaram a jogar pedras e garrafas sobre os rivais e feriram também os jogadores do Al Ahly.

Testemunhas contaram para a agência Efe que a torcida local passou a provocar os rivais a cada gol. No final, irritados, os seguidores dos dois times invadiram o campo.

Os torcedores mais fanáticos do Al Ahly são conhecidos como "diabos vermelhos" e recentemente tiveram confrontos com a polícia do país durante a Primavera Árabe na Praça Tahrir, no Cairo.

Já na capital egípcia, torcedores botaram fogo dentro do estádio do Cairo após o árbitro terminar o confronto entre Zamalek e Ismaili.

FIFA
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, classificou a tragédia como inimaginável.

"Os meus pensamentos estão com as famílias daqueles que perderam suas vidas nesta tarde. Este é um dia negro para o futebol. Uma situação tão catastrófica é inimaginável e não deveria acontecer", disse o dirigente.

"Fiquei muito chocado e entristecido esta tarde ao saber que um grande número de torcedores morreram ou se feriram após uma partida em Port Said, no Egito", completou.

Primeira Edição © 2011