Curso Casais Grávidos amplia temas e divulga programação 2012

01/02/2012 08:34

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Imagine sua esposa, acamada, recuperando-se de uma cesariana e você, lá pelas duas da madrugada, segurando o seu filho, recém-nascido, que não para de chorar. Não dá para chamar seus pais. A sogra e as tias também não. A babá, pior ainda (ela adoeceu e faltou ao trabalho!). E agora?

Para ajudar os pais de primeira viagem ou quem deseja apenas atualizar seus conhecimentos sobre gavidez, a equipe multidisciplinar do Instituto da Mulher realiza todos os meses o curso Casais Grávidos.

O curso é gratuito e tem como público-alvo também sogras, tias, avós e cuidadores, já que muitos mitos são transmitidos de geração em geração por parentes próximos. "No curso, tais mitos são esclarecidos à luz das mais recentes pesquisas médicas", disse a pediatra Dilma Carvalho , articuladora do projeto.

"A ideia do curso surgiu ao observarmos a insegurança dos pais de primeiro filho ao chegarem na maternidade. Muitos se mostram ansiosos e cheios de dúvidas se são capazes de dar conta desta nova tarefa", acrescentou Dilma.

A equipe multidisciplinar do curso Casais Grávidos é formada pela pediatra Dilma Carvalho e a enfermeira Magdala Lyra, responsáveis pelo tema "Cuidados com o recém-nascido"; a nutricionista Vanessa Freitas e a psicóloga Thaysa Alencar, com o tema "Necessidades nutricionais e Alterações psicológicas na gestação"; as obstetras Cledna Bezerra Melo e Gilmary Cabral ("Pré-natal e parto"), a anestesista Janaina Diegues e a fisioterapeuta Alessandra Tenório Fontes ("Alívio da dor"); as fonoaudiólogas Érica e Adriana Melo, acompanhadas da pediatra Sirmani Torres, com o tema “Aleitamento materno".

O curso possui aulas práticas e teóricas sobre higienização do recém-nascido, alimentação, cuidados com a gestante (antes e após o parto), mitos sobre a gravidez, questões afetivas e emocionais, presença do pai na sala de cirurgia entre outros. As palestras ocorrem sempre às terças, às 19 horas, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió , e são divididas em cinco módulos, por isso não há data específica para início ou término do curso. Os pais podem ingressar no grupo a partir de qualquer módulo.

“Explicamos às mães como ocorre a produção do leite materno, o que pode prejudicar esta produção, a técnica correta de amamentação e como solucionar as principais dificuldades do aleitamento, como fissura de mamilos, ingurgitamento mamário e mastite mamário”, listou a pediatra Sirmani Torres.

Um dos momentos mais aguardados e divertidos é a aula prática sobre cuidados com a higiene do bebê com a enfermeira Magdala Lyra. É a oportunidade dos pais mostrarem seus dotes tendo nas mãos um bebê-boneco, que simula à perfeição uma criança de verdade.

Magdala Lyra apresenta técnicas simples e seguras de como realizar procedimentos como banho, troca de fraldas, vestuário e cuidados com o coto umbilical.

Já a fisioterapeuta Alessandra Tenório orienta as "futuras mães" sobre o papel preventivo, educativo e terapêutico da fisioterapia, buscando aliviar a dor e prepará-las antes, durante e após o parto.

As fonoaudiólogas Érica e Adriana Melo, por sua vez, focam nos prejuízos provocados pelo uso de chupetas e mamadeiras.

A nutrição esclarece dúvidas sobre alimentação, azia, enjôos e a Thaysa Alencar as alterações psicológicas porque passam os pais grávidos.

Primeira Edição © 2011