Vendas de shoppings crescem 18,6% em 2011, a R$108 bi

31/01/2012 06:14

A- A+

Reuters

compartilhar:

Os shopping centers brasileiros encerraram 2011 com crescimento de 18,6 por cento nas vendas, que somaram 108 bilhões de reais, informou nesta terça-feira a associação que representa o setor no país, Abrasce.

O resultado ficou acima da estimativa da entidade, que era de aumento de 12 por cento no faturamento do setor em relação a 2010, quando as vendas foram de 87 bilhões de reais. Para 2012, a Abrasce prevê alta de 12 por cento nas vendas do setor e inauguração de 43 empreendimentos, dos quais 29 em cidades fora de capitais.

A entidade informou ainda que no final de 2011 o mercado de shopping centers tinha 430 empreendimentos em operação no Brasil, a maior parte deles construídos em cidades com até 500 mil habitantes. Somente 7 foram erguidos em capitais brasileiras em 2011.

Atualmente existem 80.192 lojas nos shoppings brasileiros, o que significa um aumento de 12,6 por cento em 2011.

As classes sociais predominantes nos shopping centers ainda são as classes "A" e "B", com 56 por cento do total de visitantes, segundo a Abrasce. As classes "C" e "D" apresentaram crescimento de 10 por cento, somando 44 por cento do total de visitantes.

A Abrasce informou que o tráfego mensal de visitantes nos shoppings chegou a 376 milhões em 2011.

CENSO

A entidade divulgou também nesta terça-feira que 80 por cento dos shoppings do Brasil estão ou entrarão em processo de expansão, segundo o Censo Abrasce 2011/2012, realizado com dados coletados pela consultoria PricewaterhouseCoopers.

Segundo a pesquisa, nos próximos dois anos, 55 por cento dos empreendimentos pretendem fazer ampliações e 25 por cento já realizam este processo.

Primeira Edição © 2011