Suspeita de sabotagem em ‘Xanadu’

Empresa responsável por cabos rompidos no musical levantou suspeita, mas delegado, por hora, descarta-a

31/01/2012 05:36

A- A+

Rede Bom Dia

compartilhar:

Os donos da empresa Set Cavalheiro FX, responsável pelos cabos de aço que se romperam durante apresentação do musical “Xanadu”, no Rio, neste sábado, ferindo os atores Thiago Fragoso e Danielle Winits, disseram ontem que trabalham com a hipótese de sabotagem. “Sem interferência humana, não há possibilidade de um cabo desses se romper”, declarou Pedro Cavalheiro, um dos proprietários, acrescentando que uma checagem no equipamento é sempre feita antes de o musical começar. “Os cabos são importados e aguentam 500 kg cada. Um cabo só já seria suficiente para o peso de duas pessoas. Os atores estavam presos a quatro cabos. Um deles estourar já seria muito difícil. Os quatro, ao mesmo tempo, é muito estranho.”

Entretanto, o delegado Tales Nogueira, da 14 DP, afirmou que a polícia não trabalha, por hora, com a hipótese de sabotagem. “Acredito que pode ter havido falha técnica ou humana.” Tal hipótese ganhou força após vistoria do Crea-RJ (Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Rio) no Teatro Oi Casagrande, onde o musical está em cartaz. Eles constataram que a Set Cavalheiro FX, sediada em São Paulo, não tem um engenheiro responsável pelos trabalhos no Rio e o teatro não possui um técnico encarregado da parte elétrica e mecânica, aumentando riscos de acidentes. O equipamento que simulou o voo dos atores no dia do acidente foi encaminhado para perícia e testes de resistência. O laudo deve sair em 30 dias.

Ontem, Danielle recebeu alta do hospital São José e voltou para casa. Ela e Fragoso “voavam” sobre a plateia, na noite de sábado, presos aos cabos de aço, quando estes se romperam. Os dois caíram de uma altura de cinco metros, sobre três mulheres do público. Danielle sofreu um corte na boca.

Thiago teve cinco costelas quebradas e seguia internado até o fechamento desta edição, sem previsão de alta. Uma cirurgia para alinhamento dos arcos costais estava sendo cogitada. Uma das mulheres atingidas na plateia também continuava internada.

Substituído na novela/Ainda ontem, a Globo anunciou que Fragoso, que entraria na novela “A Vida da Gente”, será substituído por Eriberto Leão. Thiago interpretaria o novo amor de Manu (Marjorie Estiano). Ele já havia gravado uma cena, mas não seguirá com as gravações, por conta do acidente.

Primeira Edição © 2011