Maceió prepara Plano de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT

31/01/2012 15:34

A- A+

Secom

compartilhar:

A Comissão Interinstitucional de Elaboração do PlanoMunicipal de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT (lésbicas, gays,bissexuais, travestis e transexuais) se reuniu, na manhã da segunda-feira (30),na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A coordenadora de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual, Ana Pereira, da Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas), e o secretário-adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, receberamrepresentantes de diversas secretarias municipais e da sociedade civilorganizada para discutir os preparativos iniciais do plano.

A Semas é a secretaria responsável pelo projeto. A Portarianº 20/11 destaca o papel da Semas na promoção e coordenação de projetos eatividades de direitos humanos para o público LGBT. Para Ana Pereira, aparticipação democrática das instituições é importante para que haja um realcompromisso com a causa. “Esse é um novo momento de reconhecimento dadiversidade sexual na cidade de Maceió”, afirma a coordenadora.

Segundo Marcelo Nascimento, as instituições envolvidas naelaboração do plano estarão reunidas nos dias 14 e 15 de fevereiro, noAuditório Paulo Freire, na Semed, em oficinas para reunir propostas e açõespara a construção do plano. O plano será composto por ações e metas de curto,médio e longo prazos para um período de quatro anos. “Essas ações visam àpromoção da cidadania da população LGBT, combater a homofobia e a defesa dosdireitos desse segmento”, informou Nascimento.

Participarão das oficinas 40 representantes do governomunicipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Universidade Federal deAlagoas (Ufal) e sociedade civil organizada. O resultado dos trabalhos serácompilado para a confecção do Plano Municipal de Políticas Públicas e Cidadaniapara LGBT, que será lançado no dia 28 de fevereiro e contará com a presença daministra de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência daRepública (SEDH/PR), Maria do Rosário Nunes.

Primeira Edição © 2011