Itália encerra busca por corpos em parte submersa de navio

31/01/2012 10:03

A- A+

Reuters Brasil

compartilhar:

As autoridades italianas encerraram nesta terça-feira a busca por corpos nas partes submersas do navio de cruzeiro Costa Concordia, mais de duas semanas depois do naufrágio perto da costa da Toscana que deixou 17 mortos e 15 desaparecidos.

Um comunicado da defesa civil informou que as condições no casco tornam impossível o trabalho dos mergulhadores com segurança em seções submersas do navio de 290 metros de cumprimento.

Segundo as autoridades, a decisão foi formalizada depois que os familiares das 15 pessoas ainda desaparecidas foram notificados.

Dezessete corpos foram retirados do navio desde o acidente de 13 de janeiro com o Costa Concordia, que levava mais de 4.200 passageiros e tripulantes. O navio bateu numa rocha depois que o comandante mudou a rota, passando a 150 metros da costa da pequena ilha de Giglio.

As buscas vão prosseguir em outras partes da embarcação e nas águas no entorno, numa área de até 18 quilômetros quadrados ao redor do local do acidente, onde alguns objetos foram encontrados.

Técnicos planejam começar a bombear esta semana mais de 2.300 toneladas de diesel armazenados no navio, mas o mau tempo provocou o adiamento das operações, que devem levar de três semanas a um mês.

Veja Matérias Relacionadas:

Costa Concordia: "danos ambientais podem ser irreparáveis", diz biólogo

Costa Cruzeiros pagará US$ 18,4 mil a passageiros do Costa Concordia

Quem paga a conta ambiental de um cruzeiro imprudente?

Oficial que peitou comandante de navio naufragado vira herói na Itália

Para facilitar resgate, equipes fazem buracos em casco de navio naufragado

Dona de navio italiano oferece ajuda a afetados; resgate é suspenso

Primeira Edição © 2011