Governador Teotonio Vilela traça novas metas para o Programa Alagoas Tem Pressa

Análises do andamento das ações do programa marcaram reunião entre governador e secretariado

31/01/2012 15:46

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Luiz Otavio Gomes comandaram a primeira reunião de monitoramento do Programa Alagoas Tem Pressa em 2012. O encontro aconteceu nesta terça-feira (31), no Hotel Radisson, e contou com a presença de todo o secretariado estadual e do vice-governador José Thomaz Nonô. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o apoio técnico da empresa Macroplan.

Com o objetivo de avaliar o andamento das ações e definir novos prazos e metas para o programa, a reunião foi aberta pelo governador Teotonio Vilela Filho, que salientou a integração existente entre os secretários, fator considerado primordial para a garantia do sucesso do Alagoas Tem Pressa.

“Estamos saindo do planejamento, dos sonhos, para transformar aquilo que está no papel em realidade. É importante destacar que os secretários estão percebendo o programa com uma importante ferramenta para aprimorar os seus trabalhos e oferecer os resultados aos alagoanos”, destacou o governador.

A secretária adjunta de Controle de Metas e Modernização da Gestão da Seplande, Poliana Santana, iniciou as apresentações do dia, fazendo um balanço das decisões estratégicas de monitoramento traçadas na última reunião com todo o secretariado, ocorrida no dia 28 de novembro de 2011. Nesse encontro, foram definidas como prioritárias onze medidas de gestão para dar celeridade aos processos do Alagoas Tem Pressa. A execução das ações previstas para essas entregas foram avaliadas nos últimos dois meses pela coordenação do programa.

“O controle de metas é um processo fundamental dentro do Alagoas Tem Pressa. A equipe da Seplande, através de reuniões com todas as secretarias, vem trabalhando de forma incessante para que as ações e objetivos definidos sejam entregues dentro dos prazos. Esse controle se faz ainda mais necessário à integração dos gestores com os gerentes de projetos estruturantes”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Entregas prioritárias

O consultor da Macroplan, Henrique Januzzi, deu continuidade à reunião, traçando um diagnóstico de todas as entregas previstas entre outubro de 2011 e junho de 2012. De acordo com os dados apresentados, nenhuma das 88 entregas previstas para este período está em atraso, sejam elas lançamentos de editais, obras, serviços ou aquisição de materiais. Das 88 entregas, 67% estão dentro do prazo estabelecido e outros 33% foram executadas antes mesmo do tempo definido previamente.

O andamento dos projetos foi avaliado mediante critérios como governança por parte dos gestores responsáveis pelo projeto, viabilidade financeira, os marcos críticos encontrados, e a transmissão de todas as informações pelo sistema via web do Alagoas Tem Pressa.
Essa plataforma, que já vem sendo atualizada pelos 25 gerentes de projetos, capacitados em outubro do ano passado, foi apresentada de forma detalhada aos secretários e gestores pelo gerente do projeto de Redução da Criminalidade, da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), Coronel Marcos Vinícius.

Nesse sistema, são relatadas todas as ações previstas, a situação atual do projeto, o aporte de recursos, documentos, imagens e os próximos passos a serem executados.
“A ferramenta de controle de metas é um meio que garante celeridade, segurança e transparência das ações. Através de qualquer dispositivo conectado à internet os gestores e o governador Teotonio Vilela Filho poderão acompanhar o andamento do programa em tempo real, fator que facilita a tomada de decisões”, destacou o diretor da Macroplan, Cláudio Porto.
Após a apresentação dessas avaliações, os secretários discutiram novos pontos que precisam ser aprimorados, definindo novas entregas, prazos e estabelecendo os responsáveis pela concretização desses projetos.

“A cada reunião percebemos o esforço de cada secretário em contribuir para o programa, visando tornar todo o planejamento em políticas públicas capazes de mudar a realidade dos alagoanos. Por isso, nosso ânimo, a responsabilidade e o sentimento de confiança são cada vez maiores. Nosso Estado está mudando para melhor com esse programa”, ressaltou o governador Teotonio Vilela Filho.

Primeira Edição © 2011