Frutos do mar x alergias: alergologista do Hapvida Saúde dá as dicas

31/01/2012 19:02

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Um dos principais alimentos consumidos durante o verão são os frutos do mar. Famosos por sua crocância e sabor agradável, eles caem superbem durante um almoço em família ou passeio à praia. Mas, cuidado, eles podem se transformar nos vilões da história.

Sentir coceiras, manchas avermelhadas, inchaço nos olhos, lábios e garganta ou mal-estar após comer ou sentir o cheiro de frutos do mar, principalmente crustáceos como camarão, lagosta ou caranguejo, pode ser a resposta do seu organismo para um alerta: alergia. O alergologista do Hapvida Saúde, Dr. Sidney Souteban, alerta que os cuidados devem ser o ano todo, não somente no verão, principalmente em cidades litorâneas, onde o consumo de frutos do mar é maior.

“Quando se trata de alergia alimentar, fugimos das estações do ano. Temos que estar atentos, pois a alergia ao alimento pode causar sintomas leves como coceiras e urticárias, bem como a anafilaxia, que é uma reação alérgica forte e que pode inclusive levar à morte”, comenta.

A reação alérgica a frutos do mar é comum em apenas 1,3% a 1,9% da população mundial, e não surge, obrigatoriamente, no primeiro contato com o alimento, podendo se tornar uma ameaça a partir de qualquer faixa etária. E, ao contrário do que muitos pensam, a alergia não significa baixa de defesa, e sim uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma ação externa, neste caso, o alimento.

Detectado qualquer dos sintomas acima, a pessoa deve procurar um especialista, que vai solicitar os exames específicos para então fornecer o diagnóstico. Se o resultado for positivo, a única maneira de eliminar a alergia é evitando o consumo, pois as medicações vão apenas tratar os sintomas momentâneos. “Se a pessoa não tem um histórico de reações alérgicas ou intolerância alimentar não tem por que deixar de consumir frutos do mar”, comenta Dr. Sidney. Além deles, o chocolate, o morango, o amendoim são outros alimentos ricos em histamina, uma enzima que aumenta as reações alérgicas. “Portanto, comer sem exageros é sempre a melhor opção”, completa.

Primeira Edição © 2011