Especialista orienta como prevenir celulites e estrias

Médica dermatologista dá dicas e fala sobre tratamentos

31/01/2012 07:29

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Existem duas amigas que são inimigas "número um" das mulheres. A primeira deixa a pele parecida com uma casca de laranja. A segunda deixa marcas lineares, algo semelhante a um tecido se resgando. Estamos falando das celulites e estrias, respectivamente.

Conforme ressalta a dermatologista Samya Diegues Cedrim, da Santa Casa de Maceió, ainda não existe cura para os dois problemas, o que há são tratamentos que buscam minimizar os efeitos sobre a pele.

"O melhor tratamento continua sendo a prevenção, porque depois que as marcas aparecem não é possível eliminá-las tão facilmente. A tecnologia disponível ainda não elimina totalmente celulites ou estrias", reiterou Sâmya.

A estria é uma cicatriz provocada pela ruptura nas fibras elásticas da pele em virtude do esticamento provocado por diversos fatores, entre eles o crescimento do indivíduo (puberdade), gestação, ganho de massa muscular ou de gordura no corpo.

Já a celulite é uma irregularidade na pele provocada por um processo inflamatório nas células adiposas cuja causa é hormonal, por isso 90% dos casos é verificado em mulheres.

Contra a celulite a melhor forma de prevenção e tratamento é a dieta e o exercício físico. "Até seis meses após o surgimento das estrias em adolescentes ou gestantes é possível reverter o processo com o uso da tecnologia. Há também casos cirúrgicos em que a retirada da pele pode eliminar o problema, mas depende de cada caso", enfatizou.

Questionada sobre a tese de que certos alimentos estimulam o surgimento de estrias, Sâmya Cedrim é enfática: "É um mito dizer que comidas provoquem estrias ou celulites. O consumo freqüente de alimentos com alto teor de gordura, açúcar, fritura e carboidrato pode elevar o peso e, aí sim, levar ao surgimento de estrias ou celulites", concluiu.
 

Primeira Edição © 2011