Crianças de Viçosa vão ao Circo Tihany

O circo estará em Maceió até o dia 19 de fevereiro

31/01/2012 09:32

A- A+

Divulgação

compartilhar:

“O mágico fez aparecer um helicóptero dentro daquela caixa!”, relatou, com espanto, o pequeno Edson Xavier, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Pedro Carnaúba, ao assistir ao espetáculo Abrakadabra do Circo Tihany, na ultima sexta-feira (27), juntamente com outras 149 crianças de Viçosa.

A ida de crianças viçosenses ao circo foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, que conseguiu, junto à produção do espetáculo, 150 entradas e distribuiu entre alunos das escolas municipais e do Laboratório de Aprendizagem Central (LAC) que apresentaram bom desempenho em sala de aula em 2011, e com crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), coordenados pela Secretaria de Assistência Social.

Para o articulador do Selo Unicef de Viçosa, Claudioney Rodrigues, a iniciativa da Prefeitura de Viçosa foi de grande importância para o aprendizado infantil e para mostrar às crianças um mundo diferente, um mundo de fantasia. “Ao assistirem ao espetáculo do Tihany, elas saíram do ritmo de vida comum que viviam, abriram a imaginação e conseguiram ver de perto as habilidades circenses. Além disso, o circo pode ser um aprendizado de vida para os nossos pequenos.”

Atualmente, o Tihany conta com a participação de mais de 150 artistas, de 25 nacionalidades, entre palhaços, dançarinas, contorcionistas, malabaristas, ilusionistas e trapezistas, que levam muita magia e encantamento por onde passam. O circo, que comemora seus 50 anos de espetáculos, hoje é considerado o segundo melhor circo do mundo e comparado ao Cirque du Soleil.

A pequena Crislane Conceição, de 7 anos, estudante da escola municipal Manoel Firmino, não escondia a ansiedade. “Eu queria ver logo como é o circo por dentro e como era o espetáculo. Agora que terminou estou sem ter nem o que falar; é tão bonito lá dentro. Eu gostei mais do mágico, quando ele fez aparecer uma mulher na caixa e um helicóptero na outra. Eu nunca tinha visto um helicóptero de perto; nunca tinha visto um circo desse jeito. Foi muito bom vir aqui; esse é o melhor circo que já eu vi!”, falou entusiasmada.

Criado em 1955, em Campinas (SP), pelo húngaro naturalizado brasileiro Franz Czeisler, conhecido no mundo inteiro como o “Mago dos Magos”, o Tihany há 50 anos encanta crianças e adultos com apresentações espetaculares, seguindo os moldes da companhia canadense Cirque du Soleil, que mistura a arte circense a movimentos de ballet e ginástica artística.

O circo estará em Maceió até o dia 19 de fevereiro. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011