Ações contra a hanseníase no município mantêm foco na prevenção

As ações preventivas que vêm sendo realizadas nas unidades de saúde, direcionadas à sensibilização e conscientização dos usuários em relação à doença

31/01/2012 15:09

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá seguimento, até a próxima sexta-feira (3), às ações preventivas que vêm sendo realizadas nas unidades de saúde, direcionadas à sensibilização e conscientização dos usuários em relação à doença.

Reforçando os cuidados com a hanseníase, considerada um problema de saúde pública no Brasil por apresentar o 2º maior coeficiente de prevalência no mundo, os profissionais de saúde das unidades – equipe de enfermagem e agentes de epidemiologia capacitados pelo programa – iniciam o trabalho com palestras em salas de espera, onde divulgam sinais e sintomas da doença, promovendo o conhecimento com a finalidade de eliminar o preconceito e o estigma relacionado à hanseníase. A ação envolve ainda a busca de casos de abandono, a descoberta de casos novos e o incentivo para que os comunicantes também realizem o exame da pele.

“Além do paciente, as pessoas que vivem em contato com ele – chamadas de comunicantes – também precisam ser submetidas ao exame de pele, onde serão rastreados manchas, caroços e nervos. Esse simples ato, recomendado pelo Ministério da Saúde, é muito importante para interromper a transmissão da endemia”, afirma a coordenadora do programa em Maceió, Vânia Barbosa.

Apesar de comemorar a redução de casos em 2011, que registrou 96 novas ocorrências, com um percentual de 82% de cura, Vânia Barbosa, volta a fazer um chamamento para que os comunicantes também procurem uma unidade mais próxima de sua casa, lembrando que a hanseníase é uma doença de fácil diagnóstico e de tratamento gratuito na rede pública, o que reduz o risco de sequelas, evitando o comprometimento dos nervos, que levam à incapacidade física. Atualmente, apenas 40% dos comunicantes são submetidos aos exames adequados em Maceió, contrariando os 75% preconizados pelo Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira (1º), as ações preventivas contra a hanseníase serão realizadas nas unidades João Paulo II e José Araújo Silva, ambas localizadas no bairro do Jacintinho. Na quinta-feira, as atividades ficarão concentradas na US Roland Simon, localizada no Vergel do Lago. O encerramento da ação acontece na sexta-feira (03), na USF Reginaldo.

Primeira Edição © 2011