Saudade: sentimento genuinamente brasileiro

30/01/2012 16:10

A- A+

Rone Barros - estagiário

compartilhar:

Dia 30 de janeiro é comemorado o dia nacional da saudade, palavra definida de melancolia causada pela lembrança, nostalgia, mágoa que se sente pela ausência de pessoas que estimamos e o desejo por experiências e prazeres vividos. Saudade explorada em filmes, músicas, poesias reproduzidos com o sentimento de perda, distância e amor. Existente apenas na língua portuguesa, em outras línguas a palavra saudade é interpretada das mais diversas formas, mas o seu significado não é consensual.

“Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai”, saudade cantada por Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Saudade desse som que ressoa, em diversas formas e cores. Visceral quando sentida no âmago ou avassaladora quando chega sorrateiramente invadindo todos os espaços.

Não importa a forma, somos perecíveis diante desse sentimento genuinamente brasileiro. “Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas ás vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absolver a outra pessoa toda. Essa vontade de ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida”, declarou a escritora Clarice Lispector.

A saudade branda está relacionada a imagens de um lugar especial, ao gosto do café feito em fogo à lenha, as histórias da vovó, as cantigas de roda com amigos ou aquele tempero especial da mamãe ansiado para ser vivido novamente. Somos transportados e vivemos prodigiosamente cada momento com a mesma intensidade ao fechar os olhos e sentir aquele friozinho na barriga. Saudade das palavras cruzadas, da fruta mordida, das tardes de domingo, do companheirismo, da infância, do amigo imaginário que nunca existiu.

“Saudade é uma palavra. Saudade só existe na língua portuguesa. Saudade dos amigos que se foram. Saudade da roda de cerveja, dos amigos da madrugada e de nadar no mar. Saudade da primeira namorada e do namorado também. Saudade, meus amigos daqui a pouco vou estar com vocês”, Cazuza.

Supervisão: Fran Ribeiro

Primeira Edição © 2011