Sabedoria Popular: 'Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho': comece pela árvore em favor do Meio Ambiente e do Planeta

Sabedoria popular diz que sua vida só será completa se realizar essas três coisas. Ibama/AL facilita e distribui mudas da Mata Atlântica

30/01/2012 09:01

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

De acordo com a sabedoria popular, a vida de uma pessoa só está completa após realizar três coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Não importa a ordem, os três tem que ser feito para que o sujeito ‘morra em paz’.

Das três, plantar uma árvore é a mais fácil e, pensando na coletividade, a mais importante. Contudo esse é aquele tipo de coisa que todos acham lindo fazer, mas ninguém faz.

Mesmo que você não compactue com esse ideal de vida, o futuro do planeta também é de sua importância, então, basta parar e refletir um pouquinho. Imagina só se cada um dos sete bilhões de pessoas que habitam no mundo seguisse apenas essa máxima, seriam sete bilhões de novas árvores que, com certeza, minimizaria significativamente os impactos já causados pelo homem ao planeta Terra.

Jessica Pacheco

O Primeira Edição, juntamente com o Ibama/AL, teve uma idéia [na verdade uma clichê essencial]: e se cada um fizer a sua parte? Assim, se nós, alagoanos, plantarmos uma árvore cada um seriam mais três milhões de árvores no mundo, e assim faríamos a nossa parte em favor do Meio Ambiente e do Planeta. Mais frutas, mas oxigênio, menos poluição, erosão, desastres naturais e aquecimento global, e outras ‘n’ questões favoráveis.

Faça a Sua Parte: Ibama/AL doa mudas de Mata Atlântica e plantas ornamentaise frutíferas

O Ibama/AL, através da Unidade de Reflorestamento de Áreas Degradadas (URAD), possui uma ‘sementeira’. Nesse locais, funcionários do órgão realizam o trabalho de ‘mudagem’, com plantas nativas da Mata Atlântica, como o Pau-Brasil, por exemplo.

Jessica Pacheco

“A URAD foi criada para a gente trabalhar com o reflorestamento de áreas degradadas, tanto terrenos particulares como do Estado ou Município mesmo. Nós trabalhamos também com a educação ambiental em Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, explicou Luciano de Almeida, um dos responsáveis pelo URAD do Ibama/AL. “Aqui é a sementeira, onde criamos a planta e a deixamos pronta para o plantio. Basta solicitar através de oficio e pronto”, disse Luciano.

Jessica PachecoDe acordo com o ambientalista, apesar do URAD ter o objetivo de trabalhar em áreas de APPs em recuperação, a sementeira recebe muitos pedidos de mudas para quintais e calçadas de casas particulares e sobre isso, ele garantiu, que o Ibama/Al também disponibiliza mudas para esses fins.

“Nós temos muita procura de plantas para a ‘porta de casa’. Planta para colocar na calçada. Sendo que aqui a gente tem poucas plantas ornamentais e frutíferas, aqui é mais Mata Atlântica para APPs”, disse Silvia Camelo, também funcionário de URAD. “Mas as doações são feitas para qualquer pessoa, basta que ela para onde, que local, nós vamos avaliar se o local é favorável e pronto”, afirmou.

Jessica PachecoDe acordo com Silvia, as mudas para casas, dependendo da quantidade, também tem que ser solicitadas através de um oficio encaminhado no próprio Ibama/AL.

“Quando é uma ou duas, nós disponibilizamos sem precisar do ofício. A gente procurar saber para que fim seja a planta, onde ela será plantada, se for preciso vamos até o local, e depois disso entregamos a muda”, explicou Silvia. “Quando a demanda é maior, por exemplo, para gincana de escola, o pedido tem que ser feito através de oficio. Não podemos entregar de qualquer jeito, querendo ou não é um ser vivo”, finalizou.

Na sementeira do URAD é possível encontrar mudas de Pau-Brasil, Jacarandá, cedro, nativas da Mata Atlântica, e árvores frutíferas e ornamentais.

Colha essa idéia e faça a sua parte, e quem sabe futuramente você não finalize a máxima e tem uma vida completa?!
 

Primeira Edição © 2011