Saiba como economizar nas compras do mês

Comprar frutas e verduras em feiras pode ajudar você a poupar mais dinheiro no fim do mês

28/01/2012 08:03

A- A+

eband

compartilhar:

É senso comum que as compras no supermecado consomem boa parte do orçamento familiar. Para ajudar você a economizar um pouco no fim do mês, o Portal consultou o terapeuta financeiro Reinaldo Domingos. Confira as dicas e aproveita a graninha a mais no seu bolso:

> É melhor fazer compras mensais ou semanais?
Segundo Domingos, a disponibilidade de dinheiro determina a frequência ao supermercado, já que algumas pessoas não têm renda fixa mensal. Uma boa dica é optar pelas compras mensais, já que o consumidor fica menos exposto a tentações.

> Como faço um planejamento de gastos?
A segunda dica é fazer um levantamento exato dos produtos que estão dentro de casa, levando em conta a necessidade do mês. Por exemplo, em meses de férias é provável que a média de compras aumente ou diminua dependendo se a família viaja ou se recebe convidados em casa. “A lista de compras deve necessariamente ter a quantidade de produtos para que o consumidor não acabe comprando mais do que precisa”, aconselha Domingos.

> Com qual frequência devo fazer uma pesquisa de preços?
A cada três meses vale a pena pesquisar quais locais têm os melhores preços e, se for o caso, trocar de supermercado.

> Onde devo comprar frutas e verduras?
Outro ponto importante para economizar dinheiro é não comprar frutas e verduras no supermercado, já que as feiras e mercadões têm alimentos mais frescos e baratos. O mesmo acontece com as carnes no açougue, afirma Domingos.

> Vale a pena fazer pequenas compras no supermercado?
Para o caso do consumidor esquecer de comprar alguma coisa é sempre mais econômico ir a uma mercearia perto de casa para adquirir apenas o produto em questão, isso porque, mesmo mais caro, na mercearia não existem tantas tentações como em um supermercado.

> Qual é a melhor forma de fazer o pagamento?
A compra á vista é a melhor opção para controlar o orçamento e assim saber qual a fatia que o supermercado toma das finanças caseiras. “O consumidor pode economizar de 20% a 30% do dinheiro das compras para outros sonhos porque essa é a porcentagem de alimentos desperdiçada por mês", diz.

> E quais as dicas para quem mora sozinho?
Para aqueles que moram sozinhos a situação é bem diferente. Muitos alimentos têm o prazo de validade curto e uma pessoa não consegue consumir tudo e acaba jogando fora grande parte das compras.

Portanto, a dica é consumir alimentos congelados, além de fazer as refeições fora de casa. Mesmo mais caras, essas opções tendem a causar menos desperdício. Além disso, essas pessoas normalmente não param para cozinhar porque têm preguiça ou simplesmente não têm tempo. 

Primeira Edição © 2011