Justiça determina desativação da Casa de Custódia

Juiz Antônio Bittencourt atendeu ao pedido da direção-geral da Polícia Civil que pediu a transferência para celas especiais do presídio Baldomero Cavalcanti

27/01/2012 07:38

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

O juiz Antônio Bittencourt, que responde interinamente pela Vara de Execuções Penais, determinou a desativação da Casa de Custódia, em Maceió. Com a medida, os presos políticos que ‘comemoraram o natal em família’ foram transferidos para o presídio Baldomero Cavalcanti.

O fechamento ocorreu após a denúncia de regalias divulgadas por agências de notícias. Uma foto de uma festa de confraternização dentro da Casa chegou a ser publicada em uma rede social o que rendeu grande repercussão entre autoridades e a sociedade.Reprodução

O magistrado explicou em entrevista ao Primeira Edição que a decisão foi tomada porque a unidade prisional já não oferece condições de abrigar presos. Com isso, as celas foram desocupadas e os detentos transferidos.

Ainda de acordo com o juiz, a Casa de Custódia deve passar por uma inspeção para verificar as condições de segurança nos próximos dias. Até lá, o prédio não receberá nenhum preso.

O magistrado está substituindo o juiz Braga Neto, titular da vara, que está de férias e deve retornar ao trabalho no dia 01 de fevereiro. Com a volta ao trabalho, ele deve decidir a situação da unidade.

Transferências

Entre os transferidos para o presídio Baldomero Cavalcante estão o ex-deputado Chico Tenório e o prefeito de Traipu, Marcos Santos, José Maria Tenório, irmão de Chico Tenório, além do policial civil que foi preso por envolvimento na morte do modelo Eric Ferraz, Jaysley Leite Oliveira e um agente penitenciário que não teve o nome divulgado.

Ocupado

A reportagem do Primeira Edição tentou entrar em contato por telefone com a direção da Casa de Custódia, mas a responsável pela unidade está em uma reunião sem previsão para término e, por isso não atendeu a ligação telefônica.


 

Primeira Edição © 2011